"Professor, o senhor é virgem?" : contribuições para o ensino de história de abordagens em gênero e sexualidade desenvolvidas em outros contextos disciplinares da educação básica
View/ Open
Date
2020Advisor
Academic level
Master professional
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta dissertação constitui um panorama sobre o que tem sido discutido no campo de estudos de gênero e sexualidade tanto em salas de aula de Educação Básica quanto em outros contextos de aprendizagem. Analisa meios pelos quais as abordagens sobre gênero e sexualidade realizadas em diversos contextos disciplinares, incluindo as aulas de História e episódios de formação docente, podem contribuir para pensar o ensino desta disciplina sob o propósito da temática em questão. Para tanto, foi realizada ...
Esta dissertação constitui um panorama sobre o que tem sido discutido no campo de estudos de gênero e sexualidade tanto em salas de aula de Educação Básica quanto em outros contextos de aprendizagem. Analisa meios pelos quais as abordagens sobre gênero e sexualidade realizadas em diversos contextos disciplinares, incluindo as aulas de História e episódios de formação docente, podem contribuir para pensar o ensino desta disciplina sob o propósito da temática em questão. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos abordando relatos de experiências docentes em revistas entre 1999 e 2018. Essa coleta foi realizada a partir das bases eletrônicas de dados Google Acadêmico, Redalyc e SciELO. Os artigos coletados estão organizados em quadros distribuídos de acordo com as etapas de escolarização às quais eles se dedicam. A proposta quer principalmente contribuir no combate à manipulação discursiva de movimentos conservadores como o Escola sem Partido (ESP), que denunciam uma suposta ideologia de gênero presente nos currículos escolares. A dimensão propositiva pedagógica da pesquisa são sugestões para metodologias de ensino de História elaboradas a partir de relatos de boas experiências, reflexões conceituais e autoras(es) que abordam esses temas. ...
Abstract
This dissertation provides an overview of what has been discussed in the field of gender and sexuality studies both in basic education classrooms and in other learning contexts. The dissertation analyzes ways by which approaches on gender and sexuality carried out in different disciplinary contexts, including History classes and episodes of teacher training can contribute to thinking about the teaching of this discipline under the theme in question. Therefore, a bibliographical review of academ ...
This dissertation provides an overview of what has been discussed in the field of gender and sexuality studies both in basic education classrooms and in other learning contexts. The dissertation analyzes ways by which approaches on gender and sexuality carried out in different disciplinary contexts, including History classes and episodes of teacher training can contribute to thinking about the teaching of this discipline under the theme in question. Therefore, a bibliographical review of academic articles was carried out addressing reports of teaching experiences in magazines between 1999 and 2018. This collection was carried out using the electronic databases of Google Scholar, Redalyc and SciELO. The collected articles are organized in tables distributed according to the schooling stages to which they are dedicated. The proposal mainly aims to contribute to combating the discursive manipulation of conservative movements such as “Escola sem Partido” (ESP), which reports an alleged gender ideology present in the school curricula. The propositional pedagogical dimension of the research are suggestions for methodologies of teaching History elaborated from reports of good experiences, conceptual reflections and authors (s) that approach these themes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Collections
-
Humanities (7479)History (653)
This item is licensed under a Creative Commons License