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dc.contributor.advisorZucolotto, Andreia Modrzejewskipt_BR
dc.contributor.authorZabiela, Fernanda Ponticellipt_BR
dc.date.accessioned2021-07-16T04:30:11Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224041pt_BR
dc.description.abstractEsta tese investiga as concepções dos idealizadores de um curso de formação de professores na área das Ciências da Natureza com cunho inovador e interdisciplinar. Para conhecer o contexto histórico em que o curso foi concebido, o processo de pesquisa iniciou com um mapeamento do perfil do professor das redes públicas do Estado do Rio Grande do Sul da área das Ciências da Natureza, frente à adequação de formação, objetivando conhecer como as políticas públicas influenciaram o incremento e a qualificação de professores da referida área. Posteriormente, foi estudado o contexto de criação do curso de licenciatura nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia do Estado Rio Grande do Sul, frente à necessidade de formação de professores para atuar na Educação Básica e a sua importância no incremento e formação adequada de professores. De modo a construir o aporte teórico necessário para possibilitar a compreensão da estrutura do curso analisado, foi realizado uma revisão bibliográfica sobre três temas: a formação superior no Brasil, a constituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a Interdisciplinaridade. Em seguida, para compreender de forma aprofundada o curso em estudo, foram realizadas entrevistas com os organizadores do curso, com o objetivo de conhecer as experiências vividas por eles e, assim, poder responder à pergunta que engendrou esta pesquisa: quais foram as concepções dos idealizadores do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Química e Biologia do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – Campus Porto Alegre? Os resultados confirmam a necessidade de criação de cursos para formação de professores na área de Ciências da Natureza, bem como ratificam a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a concepção do curso em estudo como um meio de minimizar a carência por professores na área em estudo. Ademais, com a análise das entrevistas realizadas com os organizadores do curso, foi possível confirmar que o referido curso tem como pressuposto a articulação das diferentes áreas do saber, preparando professores por meio de uma formação pedagógica robusta, muito além de conteudista. Os futuros professores estão sendo preparados para a realidade das escolas e habilitados para desenvolver o ensino interdisciplinar.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates the conceptions of the creators of a teacher training course in Natural Sciences with an innovative and interdisciplinary nature. In order to know the historical context in which the course was conceived, the research process started with a mapping of the profile of the teacher of public schools in the State of Rio Grande do Sul in the area of Natural Sciences, in view of the adequacy of training, aiming to know how public policies influenced the increase and qualification of teachers in that area. Subsequently, the context of the creation of the degree course at the Federal Institutes of Science and Technology Education of the State of Rio Grande do Sul was studied, in view of the need for teacher training to work in Basic Education and its importance in the increase and adequate training of teachers. In order to build the theoretical contribution necessary to make it possible to understand the structure of the study course, a bibliographic review was carried out on three themes, namely: higher education in Brazil, the constitution of the Federal Network and Interdisciplinarity. Then, in order to understand in depth the course under study, interviews were conducted with the course organizers, in order to learn about the experiences lived by them, and thus be able to answer the question that engendered this research, be it: What does it do? of the Degree Course in Natural Sciences: Chemistry and Biology at the Federal Institute of Science and Technology – Campus Porto Alegre, IFRS – campus POA, a course capable of training teachers prepared for the current needs of basic education, regarding the format interdisciplinary teaching? The results confirm the need to create courses for training teachers in the area of Natural Sciences, as well as ratifying the expansion of the federal network and the design of the course under study, as a means of minimizing the shortage of teachers in the area under study. Furthermore, with the analysis of the interviews with the course organizers, it was possible to confirm that the referred course assumes the articulation of the different areas of knowledge, preparing teachers by means of a robust pedagogical training, far beyond content. Future teachers are being prepared for the reality of schools and qualified to develop interdisciplinary teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectFederal Instituteen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurso de licenciaturapt_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA concepção do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegrept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001128270pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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