A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo
dc.contributor.author | Ferreira, Taís | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-15T04:31:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1415-3203 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223926 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa processos de formação docente em Artes Cênicas na América e na Europa, com foco principal nos casos italiano e brasileiro. O objetivo deste estudo comparativo é problematizar as estratégias e modelos estudados, apontando suas lacunas e sua produtividade. Apresentamos ainda a análise de dados recolhidos junto a um grupo de professores de Teatro e Dança brasileiros, que serão cotejados e comentados a fim de balizar o estudo da formação dos profissionais das artes cênicas atuantes na educação básica e no ensino informal. Por fim, propomos um exercício reflexivo sobre as escolhas que vêm sendo curricular, pedagógica e politicamente assumidas no âmbito das licenciaturas em Teatro e Dança no Brasil, se postas lado a lado com as formações docentes de outros países. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper analyses processes of teacher’s training in Performing Arts in America and Europe, focusing mainly on Italian and Brazilian cases. The objective of this comparative study is to problematize the strategies and models studied, pointing out their gaps and their productivity. We also present the analysis of data collected from a group of Brazilian Theatre and Dance teachers, which will be commented in order to guide the study of the training of performing arts professionals working in basic and informal education. Finally, we propose a reflective exercise on the choices that have been curricular, pedagogically and politically assumed within the scope of undergraduate degrees in theatre and dance in Brazil, if side by side with the teacher training of other countries. | en |
dc.description.abstract | Este artículo analiza los procesos de formación docente en Artes Escénicas en America y Europa, centrándose principalmente en casos italianos y brasileños. El objetivo de este estudio comparativo es problematizar las estrategias y modelos estudiados, señalando sus brechas y su productividad. También presentamos el análisis de los datos recopilados de un grupo de maestros de Teatro y Danza brasileños, que serán recopilados y comentados para guiar el estudio de la formación de profesionales de las artes escénicas que trabajan en educación básica e informal. Finalmente, proponemos un ejercicio reflexivo sobre las opciones que se han asumido curricular, pedagógica y políticamente dentro del alcance de las licenciaturas en Teatro y Danza en Brasil, si están al lado de la formación docente de otros países. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Repertorio : Teatro & Danca. Salvador. vol. 22, n. 33 (2019), p. 182-208 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher’s training | en |
dc.subject | Theater | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dance | en |
dc.subject | Brazil | en |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Itália | pt_BR |
dc.subject | Italy | en |
dc.subject | Formación docente | es |
dc.subject | Teatro | es |
dc.subject | Danza | es |
dc.subject | Brasil | es |
dc.subject | Italia | en |
dc.title | A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo | pt_BR |
dc.title.alternative | The teacher’s training in Theater and Dance in Brazil and Europe | en |
dc.title.alternative | La formación docente en Teatro y Danza en Brasil y en Europa | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001128610 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)