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dc.contributor.authorFerreira, Taíspt_BR
dc.date.accessioned2021-07-15T04:31:15Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1415-3203pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223926pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa processos de formação docente em Artes Cênicas na América e na Europa, com foco principal nos casos italiano e brasileiro. O objetivo deste estudo comparativo é problematizar as estratégias e modelos estudados, apontando suas lacunas e sua produtividade. Apresentamos ainda a análise de dados recolhidos junto a um grupo de professores de Teatro e Dança brasileiros, que serão cotejados e comentados a fim de balizar o estudo da formação dos profissionais das artes cênicas atuantes na educação básica e no ensino informal. Por fim, propomos um exercício reflexivo sobre as escolhas que vêm sendo curricular, pedagógica e politicamente assumidas no âmbito das licenciaturas em Teatro e Dança no Brasil, se postas lado a lado com as formações docentes de outros países.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyses processes of teacher’s training in Performing Arts in America and Europe, focusing mainly on Italian and Brazilian cases. The objective of this comparative study is to problematize the strategies and models studied, pointing out their gaps and their productivity. We also present the analysis of data collected from a group of Brazilian Theatre and Dance teachers, which will be commented in order to guide the study of the training of performing arts professionals working in basic and informal education. Finally, we propose a reflective exercise on the choices that have been curricular, pedagogically and politically assumed within the scope of undergraduate degrees in theatre and dance in Brazil, if side by side with the teacher training of other countries.en
dc.description.abstractEste artículo analiza los procesos de formación docente en Artes Escénicas en America y Europa, centrándose principalmente en casos italianos y brasileños. El objetivo de este estudio comparativo es problematizar las estrategias y modelos estudiados, señalando sus brechas y su productividad. También presentamos el análisis de los datos recopilados de un grupo de maestros de Teatro y Danza brasileños, que serán recopilados y comentados para guiar el estudio de la formación de profesionales de las artes escénicas que trabajan en educación básica e informal. Finalmente, proponemos un ejercicio reflexivo sobre las opciones que se han asumido curricular, pedagógica y políticamente dentro del alcance de las licenciaturas en Teatro y Danza en Brasil, si están al lado de la formación docente de otros países.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRepertorio : Teatro & Danca. Salvador. vol. 22, n. 33 (2019), p. 182-208pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher’s trainingen
dc.subjectTheateren
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectBrazilen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectItáliapt_BR
dc.subjectItalyen
dc.subjectFormación docentees
dc.subjectTeatroes
dc.subjectDanzaes
dc.subjectBrasiles
dc.subjectItaliaen
dc.titleA formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativopt_BR
dc.title.alternativeThe teacher’s training in Theater and Dance in Brazil and Europe en
dc.title.alternativeLa formación docente en Teatro y Danza en Brasil y en Europa es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001128610pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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