Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Angélica Figueiredo | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Jose Valdeni de | pt_BR |
dc.contributor.author | Canto Filho, Alberto Bastos do | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Felipe Becker | pt_BR |
dc.contributor.author | Lourega, Luciana Vescia | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, Jorge Nazareno Batista | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T04:32:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223908 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento realizado na disciplina de algoritmos e programação de computadores de uma escola pública, utilizando o método de ensino Peer Instruction (Instrução por Pares). O objetivo foi avaliar a eficácia do método, considerando aspectos referentes ao desempenho e o engajamento de estudantes novatos e experientes em programação do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Análises preliminares mostram um crescimento no desempenho dos alunos e indicam que aqueles em iniciação na programação têm uma pré-disposição em trabalhar de modo colaborativo comparado aos alunos com mais experiência. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work discusses and presents the results of an experiment applied in the discipline of computer algorithms and programming of a public school, using the method of teaching Peer Instruction. The objective was to evaluate the effectiveness of the method, considering aspects related to the performance and the engagement of novice and experienced students in programming of the Technical Course in Information Technology integrated to High School. Preliminary analyzes show a growth in student performance and indicate that those in early programming have a disposition to work collaboratively compared to more experienced students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), p. 1-11 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Programação | pt_BR |
dc.subject | Instrução entre pares | pt_BR |
dc.subject | Peer instruction | en |
dc.subject | Algorithms and programming | en |
dc.title | Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores | pt_BR |
dc.title.alternative | Application of the Peer Instruction method in the teaching of computer algorithms and programming | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001078725 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40361)Engineering (2440)
-
Journal Articles (40361)Exact and Earth Sciences (6164)