Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Maria Angélica Figueiredopt_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorCanto Filho, Alberto Bastos dopt_BR
dc.contributor.authorNunes, Felipe Beckerpt_BR
dc.contributor.authorLourega, Luciana Vesciapt_BR
dc.contributor.authorMelo, Jorge Nazareno Batistapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:32:35Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223908pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento realizado na disciplina de algoritmos e programação de computadores de uma escola pública, utilizando o método de ensino Peer Instruction (Instrução por Pares). O objetivo foi avaliar a eficácia do método, considerando aspectos referentes ao desempenho e o engajamento de estudantes novatos e experientes em programação do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Análises preliminares mostram um crescimento no desempenho dos alunos e indicam que aqueles em iniciação na programação têm uma pré-disposição em trabalhar de modo colaborativo comparado aos alunos com mais experiência.pt_BR
dc.description.abstractThe present work discusses and presents the results of an experiment applied in the discipline of computer algorithms and programming of a public school, using the method of teaching Peer Instruction. The objective was to evaluate the effectiveness of the method, considering aspects related to the performance and the engagement of novice and experienced students in programming of the Technical Course in Information Technology integrated to High School. Preliminary analyzes show a growth in student performance and indicate that those in early programming have a disposition to work collaboratively compared to more experienced students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), p. 1-11pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectInstrução entre parespt_BR
dc.subjectPeer instructionen
dc.subjectAlgorithms and programmingen
dc.titleAplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadorespt_BR
dc.title.alternativeApplication of the Peer Instruction method in the teaching of computer algorithms and programming en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001078725pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record