O papel dos índices específicos e dos procedimentos acessórios na enunciação e na metaenunciação da criança
dc.contributor.author | Silva, Carmem Luci da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Stumpf, Elisa Marchioro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T04:31:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-656X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223872 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta uma reflexão enunciativa sobre a aquisição da linguagem com base em Benveniste (1989, 1995), Silva (2009) e Stumpf (2010). Mais especificamente, fazemos uma leitura do texto “O aparelho for-mal da enunciação” (BENVENISTE, 1970/1989), dando relevo aos aspectos da enunciação e a sua relação de in-terdependência com o quadro figura-tivo. A partir disso, voltamo-nos para o estudo da aquisição da linguagem, procurando explicar como a criança se apropria da língua e emprega índices específicos e procedimentos acessórios nas suas enunciações e metaenunciações. Concluímos que uma análise empreendida permite explicar como a criança movimenta-se na estrutura enunciativa, valendo-se, por um lado, dos índices específicos para se marcar no discurso e, por outro, dos procedimentos acessórios para ocupar seu lugar em relação ao seu alocutário. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cette étude présente une réflexion énonciative sur l'acquisition du lan-gage fondée sur Benveniste (1989, 1995), Silva (2009) et Stumpf (2010). Plus précisément, on fait une lec-ture du texte "L'appareil formel de l'énonciation" (Benveniste, 1970/1989), en soulignant les aspects de l'énon-ciation et de sa relation d'interdépen-dance avec le cadre figuratif. De cela, on se tourne vers l'étude d'acquisition du langage, en essayant d'expli-quer comment l'enfant s'approprie la langue et emploie des indices spé-cifiques et des procédés accessoires dans ses énonciations et méta-énonciations. On conclut que l'analyse menée permet d'expliquer comment l'enfant se déplace dans la structure énonciative, en utilisant, d'une part, les indices spécifiques pour se marquer dans le discours et, d'autre part, les procédés accessoires pour prendre sa place par rapport à son allocutaire. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Desenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 115-143 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Acquisition du langage | fr |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Énonciation | fr |
dc.subject | Enunciação | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Méta-énonciation | fr |
dc.subject | Indices spécifiques | fr |
dc.subject | Procédés accessoires | fr |
dc.title | O papel dos índices específicos e dos procedimentos acessórios na enunciação e na metaenunciação da criança | pt_BR |
dc.title.alternative | Le rôle des indices spécifiques et procédés accessoires dans l'énonciation et méta-énonciation de l'enfant | fr |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001127509 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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