Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial
dc.contributor.author | Monzon, Larissa Weyh | pt_BR |
dc.contributor.author | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T04:31:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223871 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento na qual se investiga possibilidades de impacto das tecnologias digitais sobre o pensamento geométrico espacial de estudantes do Ensino Básico. Para isso, catalogamos e analisamos, via revisão sistemática da literatura, nove periódicos dos quais registramos a ferramenta tecnológica, os aportes teóricos, a metodologia e as conclusões sobre a temática da investigação. Constatou-se a existência de estudos nas quais tecnologias digitais são apontadas como favorecendo a visualização espacial e, assim, podendo desencadear pensamentos geométricos. Como resultado, identificou-se a necessidade de desenvolver propostas de atividades que contribuam para provocar desequilíbrios cognitivos referentes ao pensamento geométrico espacial de estudantes do ensino básico para proporcionar construções de novos conhecimentos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article is part of an ongoing research that investigates possibilities of impact of digital technologies on spatial geometric thinking of Basic Education students. For this, we have cataloged and analyzed, through a systematic review of the literature, nine periodicals of which we have registered the technological tool, the theoretical contributions, the methodology and the conclusions about the research theme. It was verified the existence of studies in which digital technologies are pointed as favoring the spatial visualization and, thus, being able to trigger geometric thoughts. As a result, we identified the need of developing proposals for activities that contribute to induce cognitive imbalances related to the spatial geometric thinking of elementary students to provide constructions of new knowledge. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Pensamento matemático | pt_BR |
dc.subject | Spatial geometric thinking | en |
dc.subject | Revisão de literatura | pt_BR |
dc.subject | Spatial visualization | en |
dc.subject | Systematic review of the literature | en |
dc.title | Prospecção de pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial | pt_BR |
dc.title.alternative | Prospecting of researches on the use of digital technologies for the Development of Spatial Geometric Thinking | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001094483 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40405)Ciências Exatas e da Terra (6174)