Aproximações teóricas entre pensamento computacional e abstração reflexionante
Fecha
2020Otro título
Theoretical approaches between computational thinking and reflecting abstraction
Materia
Resumo
O termo Pensamento Computacional ganhou destaque quando foi disseminado por Wing em 2006, desde lá sua definição vem sofrendo mudanças e críticas de pesquisadores da área da educação e da Ciência da Computação. A amplitude da definição permite diversas práticas e interpretações. Nós identificamos possíveis aproximações do Pensamento Computacional com a proposta dos “objetos-de-pensar-com” de Papert, com foco principal na abstração reflexionante de Piaget. Apresentamos uma discussão a respeito d ...
O termo Pensamento Computacional ganhou destaque quando foi disseminado por Wing em 2006, desde lá sua definição vem sofrendo mudanças e críticas de pesquisadores da área da educação e da Ciência da Computação. A amplitude da definição permite diversas práticas e interpretações. Nós identificamos possíveis aproximações do Pensamento Computacional com a proposta dos “objetos-de-pensar-com” de Papert, com foco principal na abstração reflexionante de Piaget. Apresentamos uma discussão a respeito dessa aproximação, buscando apontar para a necessidade de práticas voltadas para o uso do Pensamento Computacional como uma possibilidade de contribuir para os processos de abstração reflexionante. ...
Abstract
The term Computational Thinking gained prominence when it was coined by Wing in 2006, since then its definition has undergone changes and criticism from researchers in the field of education and Computer Science. The breadth of the definition allows for different practices and interpretations. We identified possible approaches to Computational Thinking with Papert's proposal of "object-to-think-with", with a primary focus on Piaget's reflective abstraction. We present a discussion about this ap ...
The term Computational Thinking gained prominence when it was coined by Wing in 2006, since then its definition has undergone changes and criticism from researchers in the field of education and Computer Science. The breadth of the definition allows for different practices and interpretations. We identified possible approaches to Computational Thinking with Papert's proposal of "object-to-think-with", with a primary focus on Piaget's reflective abstraction. We present a discussion about this approach, seeking to point to the need for practices focused on the use of Computational Thinking as a possibility to contribute to the processes of reflective abstraction. ...
En
RENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre. Vol. 18, n. 02 (dez. 2020), p. 581 - 590.
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