Teoria dos Campos Conceituais na análise de programação em Scratch
dc.contributor.author | Rocha, Kátia Coelho da | pt_BR |
dc.contributor.author | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T04:31:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223836 | pt_BR |
dc.description.abstract | A compreensão da construção do conceito de ângulo via atividades de programação em Scratch foi a base de uma pesquisa de mestrado que originou este artigo. Nessa pesquisa, de caráter qualitativo realizada com dezesseis estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada na grande Porto Alegre, a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud foi utilizada na concepção e análise de atividades de programação em Scratch. Concebida como uma teoria que tem como foco o processo de aprendizagem e, particularmente, a aprendizagem de matemática no contexto escolar, como resultado e contribuição deste estudo, destaca-se o papel da Teoria dos Campos Conceituais na interpretação dos esquemas utilizados pelos estudantes em atividade de programação. | pt_BR |
dc.description.abstract | The comprehension of the construction of angle concept through programming activities via Scratch was the basis of a master’s research that originated this article. In this research, of qualitative character, carried out with 16 students from 6th grade of elementary school in a public school in Porto Alegre, it was used The Theory of the Conceptual Fields from Gerard Vergnaud, for the conception and analyses of Scratch programming activities. Planned as a theory whom has the focus on the learning process and, particularly, the learning of math in the scholar context, as a result and contribution of this study, we highlight the role of the Theory of the Conceptual Fields in the interpretation of the schemas used by the students in programming activities. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), 10 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mathematic Education | en |
dc.subject | Teoria dos campos conceituais | pt_BR |
dc.subject | Esquemas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Digital Culture | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.title | Teoria dos Campos Conceituais na análise de programação em Scratch | pt_BR |
dc.title.alternative | Theory of Conceptual Fields in programming analysis in Scratch | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092823 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Exact and Earth Sciences (6158)