Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações
Visualizar/abrir
Data
2018Tipo
Outro título
Dynamic geometry and Clinical Method of Piaget : aiming at the geometric thinking of transformations
Assunto
Resumo
Nesse artigo analisa-se o papel do uso de recursos digitais de Geometria Dinâmica em entrevista baseada no Método Clínico de Jean Piaget considerando o estudo do pensamento geométrico em relação a transformações no plano. Para esta análise desenvolveu-se uma sequência de atividades que contempla transformações geométricas utilizando o software GeoGebra em uma entrevista clínica com dez estudantes do Ensino Básico. O uso desse recurso proporcionou aos sujeitos da entrevista uma forma de interaçã ...
Nesse artigo analisa-se o papel do uso de recursos digitais de Geometria Dinâmica em entrevista baseada no Método Clínico de Jean Piaget considerando o estudo do pensamento geométrico em relação a transformações no plano. Para esta análise desenvolveu-se uma sequência de atividades que contempla transformações geométricas utilizando o software GeoGebra em uma entrevista clínica com dez estudantes do Ensino Básico. O uso desse recurso proporcionou aos sujeitos da entrevista uma forma de interação e manipulação para construir conceitos, como também, para o pesquisador entender o pensamento dos entrevistados. Os dados apontam para a possibilidade de integração do Método Clínico e uso de mídias digitais possibilitando a ação do sujeito sobre objetos de geometria. ...
Abstract
This article analyses the role of the use of digital resources of Dynamic Geometry in interview based on Jean Piaget Clinical Method, considering the study of geometrical thought related to transformations of the plan. For this analysis was developed a sequence of activities who includes geometrical transformations using the software GeoGebra in a clinical interview with ten students of basic education. The use of this resource provided the subjects of the interview with a form of interaction a ...
This article analyses the role of the use of digital resources of Dynamic Geometry in interview based on Jean Piaget Clinical Method, considering the study of geometrical thought related to transformations of the plan. For this analysis was developed a sequence of activities who includes geometrical transformations using the software GeoGebra in a clinical interview with ten students of basic education. The use of this resource provided the subjects of the interview with a form of interaction and manipulation to construct concepts, as well as for the researcher to understand the thoughts of the interviewees. The data point to the possibility of integration of the Clinical Method and the use of digital medias making possible the action of the subject on geometry objects. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40090)Ciências Exatas e da Terra (6108)
Este item está licenciado na Creative Commons License