Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares
dc.contributor.author | Boff, Eva Teresinha de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Soardi, Tatiele Walker | pt_BR |
dc.contributor.author | Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G. | pt_BR |
dc.contributor.author | Del Pino, Jose Claudio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-13T04:39:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-6041 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223788 | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto enfoca a produção e desenvolvimento da Situação de Estudo(SE): Conhecendo o Câncer - Um Caminho para Vida. A SE rompe com a forma linear e hierarquizada das disciplinas, parte de uma situação real, de vivência cotidiana dos estudantes e possibilita a construção dos conceitos científicos com significado para eles. Envolve um coletivo de professores em formação inicial e continuada junto a uma escola de Ensino Médio. Os episódios aqui evidenciados foram obtidos pela gravação, transcrição e análise das reuniões de planejamento e estudo e mostram como é possível transpor os limites das disciplinas num processo de permanente formação docente. As mudanças sinalizadas fundamentam-se em Freire (2004), Vigotski (2000), Morin (2002), entre outros autores do referencial histórico cultural. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article focuses the production and development of the Study Situation (SS): Learning Cancer - A Path to Life. The SS breaks with the linear and hierarchical manner of subjects, from a real situation of daily life of students and allows the construction of scientific concepts with meaning for them. This work involves a group of teachers in initial and continued formation at a high school. The episodes shown here were obtained by recording, transcription and analysis of planning meetings and study and it shows how you can overcome the boundaries of disciplines in a process of ongoing teacher formation. The changes are based on freire (2004), Vygotsky (2000), Morin (2001), among other authors of historical culture reference. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1, (jan./jun. 2009), p. [163]-187 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Study situation | en |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary | en |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.subject | Teacher formation | en |
dc.title | Situação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinares | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000752907 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Artigos de Periódicos (42430)Ciências Exatas e da Terra (6316)