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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Fernanda Carvalho dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Luiz Mariano Figueira dapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-10T04:52:47Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223616pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga os elementos e processos que colaboraram para a formação da Pinacoteca Ruben Berta, em Porto Alegre, no período de 1964 a 1969. A hipótese central desta pesquisa é que a formação da Pinacoteca, inserida no movimento de fundação de Museus Regionais pelo país, na década de 1960, só foi possível devido a um “projeto civilizatório” de desenvolvimento econômico e cultural de caráter conservador, que teve suas raízes na elite comercial e industrial paulista a partir dos anos 1940. Como complemento a esta hipótese, esta dissertação defende que a formação da Pinacoteca, dentro do movimento de criação de uma série de Museus Regionais pelo país, está inserida na conjuntura que levou ao golpe civil-militar de 1964, apoiando a ideologia do Governo Militar, num cenário de Guerra Fria, de desenvolvimento e integração nacional, sob a órbita de influência estadunidense. Esta dissertação também confirma a hipótese secundária, surgida ao longo da investigação, de que a existência da Pinacoteca se deve à morte do empresário Ruben Berta, ocorrida em dezembro de 1966 e que precipitou a inauguração do museu em março de 1967, mesmo sem haver um prédio que pudesse abrigar a coleção.pt_BR
dc.description.abstractThis work investigates the elements and processes that contributed to the formation of the Ruben Berta Art Gallery, in Porto Alegre, in the period from 1964 to 1969. The central hypothesis of this research is that the formation of the Ruben Berta Art Gallery, inserted in the movement of foundation of Regional Museums by the country, in the decade of 1960, it was only possible due to a “civilizing project” of conservative economic and cultural development, which had its roots in the São Paulo’s commercial and industrial elite from the 1940s. As a complement to this hypothesis, this dissertation defends that the formation of the Ruben Berta Art Gallery, within the movement to create a series of Regional Museums across the country, is inserted in the conjuncture that led to the 1964 civil-military coup, supporting the ideology of the Military Government, in a Cold War scenario, of national development and integration, under the orbit of North American influence. This dissertation also confirms the secondary hypothesis, which emerged during the investigation, that the existence of the Pinacoteca is due to the death of businessman Ruben Berta, which occurred in December 1966 and which precipitated the inauguration of the museum in March 1967, even though there was no building that could house the collection.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRegional Museumsen
dc.subjectPinacoteca Ruben Bertapt_BR
dc.subjectMuseu : Aspectos políticos : Brasilpt_BR
dc.subjectRuben Berta Art Galleryen
dc.subjectAssis Chateaubrianden
dc.titleA formação da Pinacoteca Ruben Berta: “entre a arte e o progresso”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127179pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Museologia e Patrimôniopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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