Informação e memória institucional : um estudo de caso sobre a produção documental da Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha de Porto Alegre/RS
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O objetivo do estudo é conhecer a memória institucional da Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (AExAIE), situado na cidade de Porto Alegre (RS), a partir de sua produção documental e narrativas, evidenciando a importância de sua preservação. Busca compreender parte da memória desta escola, em funcionamento desde o ano de 1869, através desta instituição que reúne seus ex-alunos. Os registros incluem variadas documentações, como cartas, convites, atas de reuni ...
O objetivo do estudo é conhecer a memória institucional da Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (AExAIE), situado na cidade de Porto Alegre (RS), a partir de sua produção documental e narrativas, evidenciando a importância de sua preservação. Busca compreender parte da memória desta escola, em funcionamento desde o ano de 1869, através desta instituição que reúne seus ex-alunos. Os registros incluem variadas documentações, como cartas, convites, atas de reunião, livros, fotografias, objetos e o Boletim periódico editado pela Associação. Pesquisa de natureza qualitativa utiliza o método Estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a análise documental e entrevista. O procedimento de análise dos dados se deu através da análise de conteúdo. Estudo realizado na cidade de Porto Alegre, (RS), durante o segundo semestre do ano de 2020. A partir da análise dos registros foram elencados os principais lugares de memória onde estes indivíduos ancoram suas lembranças acerca do Instituto de Educação General Flores da Cunha e de sua participação na Associação. Como lugares de memória foram encontrados: o prédio do IE, obras de arte, datas festivas, personagens famosos e ilustres anônimos, professores inovadores, ensino vanguardista, uma publicação periódica própria, ações sociais, entre outros. Evidenciou-se que as vivências registradas na documentação e entrevistas colaboraram na construção da identidade do grupo e também individual. ...
Abstract
The aim of the study is to learn about the institutional memory of the Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (AExAIE), located in the city of Porto Alegre (RS), from its documentary and narrative production, highlighting the importance of its preservation. It seeks to understand the memory of this school, in operation since 1869, through this institution that gathers its former students. The records include various documents, such as letters, invitations, meet ...
The aim of the study is to learn about the institutional memory of the Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (AExAIE), located in the city of Porto Alegre (RS), from its documentary and narrative production, highlighting the importance of its preservation. It seeks to understand the memory of this school, in operation since 1869, through this institution that gathers its former students. The records include various documents, such as letters, invitations, meeting minutes, books, photographs, objects and the periodic Bulletin edited by the Association. Qualitative research using the Case Study method. The data collection techniques used were a document analysis and an interview. The data analysis procedure was carried out through content analysis. A study carried out in the city of Porto Alegre, (RS), during the second semester of the year 2020. From the analysis of the records, the main places of memory where they need to anchor their memories about the Instituto de Educação General Flores da Cunha and participation in the Association. As places of memory were found: the IE building, works of art, festive dates, famous and illustrious anonymous characters, innovative teachers, avant-garde teaching, its own periodical, social actions, among others. It was evidenced that the experiences produced in the documentation and reported collaborated in the construction of the group and also individual identity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)
Este item está licenciado na Creative Commons License