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dc.contributor.authorOliveira, Rogerio de Castropt_BR
dc.date.accessioned2021-07-08T04:42:52Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1808-5741pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223417pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discorre sobre o caráter didático assumido por uma teoria do projeto concebida como saber prático, construído na própria atividade projetual a partir da explicitação crítica das razões que a sustentam. Nesse plano metaprojetual, a racionalidade crítica se associa à racionalidade comunicativa do projeto que se traduz em uma retórica arquitetônica, isto é, numa argumentação cujo objetivo é mostrar a plausibilidade ― a verossimilhança ― das decisões tomadas pelo arquiteto na configuração do objeto arquitetônico. Assim a condição de incerteza inerente à trajetória do projeto desde a formulação inicial de um problema de arquitetura (sempre incompleta e provisória) até a sua fixação em uma proposição arquitetônica, é pensada não como falha, mas como qualidade essencial da invenção das composições espaciais. A didática do atelier, entre crítica e retórica, não se separa, pois, de um constante esforço de argumentação que visa atribuir ao projeto um fechamento que não se sustenta em uma consistência previamente assegurada pelas condições iniciais do trabalho, mas se revela progressivamente na composição laboriosa de um modelo explicativo que não pode provar sua necessidade, mas deve convencer acerca de sua possibilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper deals with the didactical character assumed by a theory of architectural design when originally thought as practical knowledge. It is built inside project practice by making its reasons explicit. At this level of "metadesign", a critical rationality is associated to the communicational rationality of the project, which is translated into an architectural rhetoric, an argumentative discourse with the objective to reveal the plausibility ― the verisimilitude ― of architectural decisions taken in the action of configurating an architectonic object. So, the condition of uncertainty inherent to project development from the preliminary formulation of an architectural problem (always incomplete and provisional) to an accomplished architectural proposition is accepted not as a failure, but as en essential quality of the invention of spatial compositions. The didactics of the atelier, between criticism and rhetoric, cannot be separated from the constant argumentation effort towards the closure of the project, which is not founded on the previous consistency issued from the initial conditions of work, but reveals itself progressively in the crafty composition of an explanatory model that does not prove its necessity, but convinces us about its possibility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofArquitetura revista. São Leopoldo. Vol. 3, n.1 (jan./jun. 2007), p.57-62pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArchitectural designen
dc.subjectProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.subjectTheoryen
dc.subjectCriticismen
dc.subjectRhetoricen
dc.titleTeoria e didática do projeto arquitetônico : uma relação permanentept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000644135pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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