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dc.contributor.authorEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.contributor.authorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-07T04:36:14Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0100-0691pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223371pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se caracteriza como qualitativa, baseada em estudo de caso, e pretende averiguar se a literatura sul-rio-grandense faz parte do acervo literário das bibliotecas escolares e públicas do Rio Grande do Sul e como se dá o processo de mediação e disseminação da leitura e da literatura para a comunidade. Os sujeitos desta pesquisa são bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas escolares de instituições públicas, no âmbito federal, estadual e municipal, e da rede privada e bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas públicas municipais do Estado do Rio Grande do Sul. No cenário da biblioteca escolar e da biblioteca pública o protagonista é o leitor, com suas necessidades, desejos e anseios em relação ao acesso, uso e produção da informação e das práticas leitoras. Também é protagonista o bibliotecário que atua como mediador de informação e de leitura e como agente de disseminação da literatura, de ação cultural, um educador. Espera-se, em tempos de uso cada vez mais intenso das tecnologias, que a biblioteca seja o lugar da bibliodiversidade, onde a promoção e a disseminação da literatura sul-rio-grandense seja efetivada através dos diferentes suportes de informação, do livro ao e-book, contemplando a todas as pessoas, sem exceção, no seu direito ao acesso e uso do livro, à leitura, ao conhecimento e às bibliotecas.pt_BR
dc.description.abstractThis research is characterized as qualitative, based on a case study, and intends to find out whether the literature in Rio Grande do Sul is part of the literary collection of school and public libraries in Rio Grande do Sul and how the mediation and dissemination process takes place. reading and literature for the community. The subjects of this research are librarians who work in school libraries of public institutions, at the federal, state and municipal levels, and the private network and librarians who work in public municipal libraries in the State of Rio Grande do Sul. In the school library and public library scenario, the protagonist is the reader, with his needs, desires and desires in relation to access, use and production of information and reading practices. Also the protagonist is the librarian who acts as a mediator of information and reading and as an agent for the dissemination of literature, of cultural action, an educator. It is expected, in times of increasingly intense use of technologies, that the library will be the place of bibliodiversity, where the promotion and dissemination of literature in Rio Grande do Sul will be carried out through different information supports, from books to e -book, contemplating all people, without exception, in their right to access and use the book, reading, knowledge and libraries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo. Vol. 17 (2021), p. 1-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiterature from Rio Grande do Sulen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectSchool Libraryen
dc.subjectLiteratura sul-rio-grandensept_BR
dc.subjectPublic Libraryen
dc.subjectReadingen
dc.titleO lugar da literatura sul-rio-grandense no contexto das bibliotecas escolares e públicas do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeThe literature of Rio Grande do Sul, Brazil, in the context of the school and public libraries en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127604pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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