O lugar da literatura sul-rio-grandense no contexto das bibliotecas escolares e públicas do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2021Type
Title alternative
The literature of Rio Grande do Sul, Brazil, in the context of the school and public libraries
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, baseada em estudo de caso, e pretende averiguar se a literatura sul-rio-grandense faz parte do acervo literário das bibliotecas escolares e públicas do Rio Grande do Sul e como se dá o processo de mediação e disseminação da leitura e da literatura para a comunidade. Os sujeitos desta pesquisa são bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas escolares de instituições públicas, no âmbito federal, estadual e municipal, e da rede privada e bibliotecário ...
Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, baseada em estudo de caso, e pretende averiguar se a literatura sul-rio-grandense faz parte do acervo literário das bibliotecas escolares e públicas do Rio Grande do Sul e como se dá o processo de mediação e disseminação da leitura e da literatura para a comunidade. Os sujeitos desta pesquisa são bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas escolares de instituições públicas, no âmbito federal, estadual e municipal, e da rede privada e bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas públicas municipais do Estado do Rio Grande do Sul. No cenário da biblioteca escolar e da biblioteca pública o protagonista é o leitor, com suas necessidades, desejos e anseios em relação ao acesso, uso e produção da informação e das práticas leitoras. Também é protagonista o bibliotecário que atua como mediador de informação e de leitura e como agente de disseminação da literatura, de ação cultural, um educador. Espera-se, em tempos de uso cada vez mais intenso das tecnologias, que a biblioteca seja o lugar da bibliodiversidade, onde a promoção e a disseminação da literatura sul-rio-grandense seja efetivada através dos diferentes suportes de informação, do livro ao e-book, contemplando a todas as pessoas, sem exceção, no seu direito ao acesso e uso do livro, à leitura, ao conhecimento e às bibliotecas. ...
Abstract
This research is characterized as qualitative, based on a case study, and intends to find out whether the literature in Rio Grande do Sul is part of the literary collection of school and public libraries in Rio Grande do Sul and how the mediation and dissemination process takes place. reading and literature for the community. The subjects of this research are librarians who work in school libraries of public institutions, at the federal, state and municipal levels, and the private network and l ...
This research is characterized as qualitative, based on a case study, and intends to find out whether the literature in Rio Grande do Sul is part of the literary collection of school and public libraries in Rio Grande do Sul and how the mediation and dissemination process takes place. reading and literature for the community. The subjects of this research are librarians who work in school libraries of public institutions, at the federal, state and municipal levels, and the private network and librarians who work in public municipal libraries in the State of Rio Grande do Sul. In the school library and public library scenario, the protagonist is the reader, with his needs, desires and desires in relation to access, use and production of information and reading practices. Also the protagonist is the librarian who acts as a mediator of information and reading and as an agent for the dissemination of literature, of cultural action, an educator. It is expected, in times of increasingly intense use of technologies, that the library will be the place of bibliodiversity, where the promotion and dissemination of literature in Rio Grande do Sul will be carried out through different information supports, from books to e -book, contemplating all people, without exception, in their right to access and use the book, reading, knowledge and libraries. ...
In
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo. Vol. 17 (2021), p. 1-21
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40503)Applied and Social Sciences (4137)
This item is licensed under a Creative Commons License