Memórias de um atlas cosmopolita e a esfera do tempo suportado
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Diante das imagens, do tempo, dos mitos, da história: a proposta deste trabalho orienta-se pela metodologia de Aby Warburg na análise formal do objeto artístico “Atlas do Memorial”, o conjunto escultórico de ornamentação da fachada do Memorial do Rio Grande do Sul, executado pelo Ateliê de Esculturas de João Vicente Friederichs (1880-1962). Ao estabelecer um paralelo com o Atlas Mnemosyne, busca-se compreender historicamente a presença deste objeto simbólico em seu lugar de inserção, provocando ...
Diante das imagens, do tempo, dos mitos, da história: a proposta deste trabalho orienta-se pela metodologia de Aby Warburg na análise formal do objeto artístico “Atlas do Memorial”, o conjunto escultórico de ornamentação da fachada do Memorial do Rio Grande do Sul, executado pelo Ateliê de Esculturas de João Vicente Friederichs (1880-1962). Ao estabelecer um paralelo com o Atlas Mnemosyne, busca-se compreender historicamente a presença deste objeto simbólico em seu lugar de inserção, provocando, assim, uma relação conceitual, além da pathosformel. Ao redor das esculturas fachadistas, tão marcantes do início do século XX, o espaço foi reordenado. Mas elas permaneceram, em sua posição de arte, de símbolo, de ideologia, de memória, e até mesmo de identidade, apesar das referências externas. ...
Resumen
Ante las imágenes, el tiempo, los mitos, la historia: la propuesta de esta obra se guía por la metodología de Aby Warburg en el análisis formal del objeto artístico “Atlas do Memorial”, el conjunto escultórico de ornamentación en la fachada del Memorial. de Rio Grande do South, ejecutado por el Estudio de Escultura de João Vicente Friederichs (1880-1962). Al establecer un paralelo con el Atlas Mnemosyne, buscamos comprender históricamente la presencia de este objeto simbólico en su lugar de ins ...
Ante las imágenes, el tiempo, los mitos, la historia: la propuesta de esta obra se guía por la metodología de Aby Warburg en el análisis formal del objeto artístico “Atlas do Memorial”, el conjunto escultórico de ornamentación en la fachada del Memorial. de Rio Grande do South, ejecutado por el Estudio de Escultura de João Vicente Friederichs (1880-1962). Al establecer un paralelo con el Atlas Mnemosyne, buscamos comprender históricamente la presencia de este objeto simbólico en su lugar de inserción, provocando así una relación conceptual, además de la pathosformel. En torno a las esculturas ornamentales, tan llamativas de principios del siglo XX, se reordenó el espacio. Pero permanecieron, en su posición de arte, símbolo, ideología, memoria e incluso identidad, a pesar de las referencias externas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License