Arte conecta : narrativas visuais e ensino em espaços expandidos
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta monografia, da área de Ensino de Artes Visuais, aborda a Arte como uma forma de comunicação que pode estimular os alunos a terem uma relação interessada com o aprendizado, através de narrativas visuais. Estas narrativas, construídas pelos alunos através do uso da fotografia, de vídeos, entre outras mídias, podem estimular o aprender de uma forma mais fluída e criativa. Considera-se aqui a escola como um espaço expandido, onde lugares e artefatos são espaços de aprendizado para além dos mur ...
Esta monografia, da área de Ensino de Artes Visuais, aborda a Arte como uma forma de comunicação que pode estimular os alunos a terem uma relação interessada com o aprendizado, através de narrativas visuais. Estas narrativas, construídas pelos alunos através do uso da fotografia, de vídeos, entre outras mídias, podem estimular o aprender de uma forma mais fluída e criativa. Considera-se aqui a escola como um espaço expandido, onde lugares e artefatos são espaços de aprendizado para além dos muros da escola, condição esta acentuada com o distanciamento social imposto pela Pandemia mundial. Para isso, apresento as práticas utilizadas no Estágio Obrigatório, realizado nas séries finais do Ensino Fundamental, no Colégio de Aplicação da UFRGS, em 2019, e o relato de professores de artes que estão trabalhando em atividades remotas, em um compartilhar de experiências e estímulo para alunos e professores – construindo esta narrativa através de conceitos como Pedagogia Cultural e Cultura visual, Narrativas Visuais na Arte Contemporânea e na Educação e considerando os apontamentos de Nicolas Mirzoelf, Fernando Hernández, Gillian Rose e Pablo Helguera, Raimundo Martins, Camille Paglia e o pós- estruturalista Stuart Hall, entre outros. Ao longo deste trabalho é possível constatar a importância e a viabilidade da aplicação de projetos de ensino que trabalhem com narrativas e cultura visual, mesmo à distância, tanto pela apresentação das práticas de ensino aplicadas em estágio, como nas narrativas de três professoras atuantes durante a pandemia. Com o uso de tecnologias existentes, digitais ou não, podemos construir caminhos e proporcionar aos alunos o contato com muitos meios para a criação de narrativas visuais, em propostas que visem um aprendizado em artes visuais rico de experiências e com o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre a realidade que nos cerca. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License