Contribuindo com pedagogias da performance para os cursos de licenciatura em teatro
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A Tese envolve uma pesquisa sobre a arte da performance como ponto de partida para a concepção de propostas dialógicas aos currículos dos cursos de Licenciatura em Teatro. A pesquisa desenvolve-se no âmbito do Ensino das Artes Cênicas relacionado à formação de professores de Teatro em contextos pedagógicos formais e universitários, a partir de práticas artístico pedagógicas do pesquisador como professor substituto do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no ...
A Tese envolve uma pesquisa sobre a arte da performance como ponto de partida para a concepção de propostas dialógicas aos currículos dos cursos de Licenciatura em Teatro. A pesquisa desenvolve-se no âmbito do Ensino das Artes Cênicas relacionado à formação de professores de Teatro em contextos pedagógicos formais e universitários, a partir de práticas artístico pedagógicas do pesquisador como professor substituto do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no ano de 2016, com o desenvolvimento de conteúdos relativos a pedagogias da performance, experimentadas dentro das disciplinas de Pedagogia do Teatro. O objetivo principal é contribuir com novas perspectivas pedagógicas e metodológicas de ensino-aprendizagem teatral, embasadas em princípios da arte contemporânea, que contribuam para a formação de professores de Artes Cênicas. Como metodologia e teorias motivadoras, a pesquisa é atravessada também pelos conceitos de cartografia e aprendizagem inventiva. A pesquisa possui um caráter qualitativo e performativo ao se debruçar sobre estudos de casos com depoimentos coletados em entrevistas realizadas com os alunos da UFPEL, que participaram das disciplinas com a presente metodologia aplicada. A base teórica da investigação compreende os campos da arte da performance, pedagogias da performance e pedagogias do teatro, articulando esses referenciais na medida em que tendem a estimular a reinvenção de presentes e futuras práticas docentes em diversificados contextos de Ensino Formal e Não Formal, como escolas, centros e fundações culturais, ONGs, cursos e oficinas livres, workshops, dentre outros. A Tese resulta numa proposta de ampliação dos campos de atuação de professores de Artes Cênicas, que buscam na performance um campo interdisciplinar e transdisciplinar para suas práticas de formação e atuação profissional, na orientação de alunos e participantes diversos envolvidos no ensino-aprendizagem de teatro. ...
Abstract
The thesis involves a research about the performance art as a start to the conception of dialogical proposals to the curriculum of courses of Graduation in Scenic Arts. The research is developed in the scope of the Teacher of Scenic Arts related to the formation of drama teachers in formal and academic pedagogical contexts, from the pedagogical-artistic practices of the researcher as a substitute teacher of the Graduation in Scenic Arts course in Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), in 2016 ...
The thesis involves a research about the performance art as a start to the conception of dialogical proposals to the curriculum of courses of Graduation in Scenic Arts. The research is developed in the scope of the Teacher of Scenic Arts related to the formation of drama teachers in formal and academic pedagogical contexts, from the pedagogical-artistic practices of the researcher as a substitute teacher of the Graduation in Scenic Arts course in Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), in 2016, with the development of contents related to the theme of performance pedagogy, experiences in the subjects of Theater Pedagogy. The main goal is to contribute with new pedagogical and methodological perspectives of teaching-learning drama based on principles of contemporary art, that contribute to the formation of Scenic Arts teachers. As motivating methodology and theories, the research is also crossed by the concepts of cartography and inventive learning. The research has a qualitative and performative character when bended over the studies of cases with depositions collected in interviews with student from UFPEL, who took part in the subjects with the present methodology applied. The theoretical base of the investigation comprises the fields of performance arts, performance pedagogies and the drama pedagogies, articulating these references while they tend to stimulate the reinvention of present and future teaching practices in diversified contexts of Formal and Non-formal Teaching, such as schools, centers and cultural foundations, NGOs, courses and free workshops, among others. The thesis results in a proposal of enlargement of the operation field of Scenic Arts teachers that seek in performance an interdisciplinary and trandisciplinary field to one formation practices and professional operation in the students and general participants orientation involved in the teaching learning of drama. ...
Resumen
Este trabajo presenta una investigación acerca del arte de la performance como eje para la concepción de propuestas innovadoras a los contenidos de los cursos de grado de Licenciatura en Teatro. La investigación sucede en la Enseñanza de las Artes Escénicas para la formación de profesores de teatro en contextos pedagógicos formales y académicos. Dicha investigación se desarrolló a partir de prácticas artístico-pedagógicas del investigador, en condición de profesor sustituto del curso de Licenci ...
Este trabajo presenta una investigación acerca del arte de la performance como eje para la concepción de propuestas innovadoras a los contenidos de los cursos de grado de Licenciatura en Teatro. La investigación sucede en la Enseñanza de las Artes Escénicas para la formación de profesores de teatro en contextos pedagógicos formales y académicos. Dicha investigación se desarrolló a partir de prácticas artístico-pedagógicas del investigador, en condición de profesor sustituto del curso de Licenciatura en Teatro de la Universidad Federal de Pelotas (UFPEL), en el año 2016. Donde tuvo la oportunidad de desarrollar contenidos con respecto a la temática Pedagogía de la Performance, que compone la disciplina de Pedagogía del Teatro. El objetivo mayor de esta investigación es analizar, demarcar y concebir propuestas metodológicas y curriculares que se muestren como fuerzas de provocación para el cuestionamiento de principios de Arte Contemporáneo en la formación profesional de profesores de Artes Escénicas. Como metodología y teorías motivadoras, la investigación también está atravesada por los conceptos de cartografía y aprendizaje inventivo. El recorrido sobre la investigación presenta datos cualitativos y performativos a partir de una serie de entrevistas realizadas a sus alumnos en la UFPEL. La base de la concepción teórica toma los campos del arte de la performance, la pedagogía de la performance y la pedagogía del teatro, relacionándolas con las reinvenciones de prácticas docentes en diversos contextos de Enseñanza Formal y no Formal, como escuelas, centros y fundaciones culturales, ONGs, cursos y talleres libres, entre otros. Este texto presenta una propuesta creativa de desarrollo de los campos de alcance de profesores de Artes Escénicas que consideran la performance como un espacio interdisciplinario y transdisciplinario para sus prácticas de formación y actuación profesional, puesto que actúan con la enseñanza de los estudiantes, niños, jóvenes y adultos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Collections
-
Performing Arts (219)
This item is licensed under a Creative Commons License