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dc.contributor.advisorMuller, Karla Mariapt_BR
dc.contributor.authorBurghardt, Milene Cristina Jordãopt_BR
dc.date.accessioned2010-05-15T04:17:45Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22317pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia visa analisar uma campanha de comunicação interna desenvolvida pela Gerdau no ano de 2009. O tema central é o consumo consciente, que trabalha a sustentabilidade como comportamento intrínseco ao hábito de qualquer colaborador da empresa, mas como cenário prático tem a crise econômica mundial, deflagrada no final de 2008, e que sujeitou organizações de todo o mundo a desenvolverem ações de redução de custo para a sua continuidade competitiva no mercado. Através da metodologia de estudo de caso, a Campanha Consumo Consciente é observada a partir de técnicas de análise de conteúdo e de análise da imagem. Os resultados dessa apreciação nos apontam o sucesso do trabalho de comunicação na Gerdau que, a partir de um tema tão frágil como a crise, conseguiu alcançar seus objetivos de redução de custos através de uma estratégia tangente baseada em um dos pilares da empresa, a sustentabilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze an internal communication campaign developed by Gerdau in 2009. The main subject is the conscious consuming, working on sustainability as an intrinsic value to the usual behavior of any employee of the company, but having as a practical scenario the global economic crisis, triggered at the end of 2008, that obligated organizations around the world to develop actions to reduce costs to maintain its continuous competitiveness in the marketplace. Through the case study methodology, the Conscious Consuming Campaign is observed from the techniques of content analysis and image analysis. The results of this assessment point out to the success of the communication work at Gerdau, that as from an issue as fragile as the crisis has achieved its goals of reducing costs through a strategy based in one of the pillars of the organization, the sustainability.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternal communicationen
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectCommunication and crisis managementen
dc.subjectGerdauen
dc.subjectConscious consumingen
dc.titleComunicação interna em tempos de crise: um estudo de caso da Gerdau e o consumo conscientept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000739587pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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