Dezenhar e tecer : caosturas na arte e seu ensino
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2021Author
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Academic level
Doctorate
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente tese, no campo ampliado da Educação, pensa relações entre o desenhar e o tecer, mostrando os encontros do desenvolvimento da produção têxtil e das artes gráficas. Em sua problemática, pesquisa o ensino do desenho e questiona como compor maneiras de educar em meio à vida. Busca, assim, criar maneiras de pensar um ensigno de desenho inspirado pelas experiências com o desenhar, no qual a cópia deixa de ser objetivo final. Tendo, como fundo, a questão dos começos, apresenta processos de ...
A presente tese, no campo ampliado da Educação, pensa relações entre o desenhar e o tecer, mostrando os encontros do desenvolvimento da produção têxtil e das artes gráficas. Em sua problemática, pesquisa o ensino do desenho e questiona como compor maneiras de educar em meio à vida. Busca, assim, criar maneiras de pensar um ensigno de desenho inspirado pelas experiências com o desenhar, no qual a cópia deixa de ser objetivo final. Tendo, como fundo, a questão dos começos, apresenta processos de criação por meio das experiencias que se dão em ato, trazendo uma outra perspectiva na composição de desenhos, aqui diferenciada a partir da grafia com Z. Descreve um procedimento Maniera Moirai que lista interesses, ao inventariar incidências e demonstrar o problema por conceitos, usos, estilos, práticas, histórias, imagens e figuras. Maniera devém dos procedimentos usados pelos artistas do movimento do século XVI e Moirai, da mitologia grega, sendo que os atributos das Moiras figuram a própria tese. Defende-se processos de criação nos quais a imagem da fiação e suas linhas, assim como técnicas têxteis, são pertinentes ao desenhar. O Maneirismo diz respeito aos modos como são produzidos fios com os percursos da pesquisa, torcendo as noções de desenhar e tecer no que se chama caostura. Tais maneiras criam condições para produzir elementos textuais entrelaçados a dados empíricos (fibras), com os quais é possível compor e torcer em fios, juntando feixes, determinando a urdidura das teias tramadas no tecidotese e seus deZenhos. O desenhar e o tecer estão historicamente emaranhados, vindo, nas palavras da tese, a caosturar o textum. A tecitura da tese apresenta outras possibilidades para o ensino de desenho, problematizando áreas nas quais os conteúdos técnicos são tratados como mero elemento do ato de desenhar. Para tanto, traz algumas abordagens históricas em diversos recortes temporais, elencando como as maneiras ligadas à tecelagem reverberavam e ainda reverberam no ensino de desenho, tanto o acadêmico quanto o escolar. Exercícios que propõem pensar usos do desenho, tanto em aula quanto na produção autoral, tomam os problemas da representação para se compor condições de criar/pensar/tecer com o desenhar. A tese assume o multirreferencialismo com autores advindos da arte, educação, filosofia, história, design e moda a fim de que termos e conceitos oriundos destes diferentes campos, ao se entrelaçarem, constituam a pesquisa. Com a filosofia de Gilles Deleuze, passa a conceber o ensino de desenho de maneira a estimular a invenção ao invés da revelação, a criação em vez da descoberta e o movimento em vez da fixação, oferecendo condições para sair da órbita que gira em torno da noção do idêntico e do modelo ideal e abrindo espaço para pensar as possibilidades de um enSigno de desenho enquanto ação de composição. ...
Abstract
The present thesis, in the expanded field of Education, thinks about relations between drawing and weaving, showing the meetings of the development of textile production and graphic arts. In his problematic researches the teaching of drawing and questions how to compose ways of educating in the middle of life. Thus, it seeks to create ways of thinking about a teaching-sign (ensigno) of drawing inspired by the experiences with drawing, in which the copy is no longer the final objective. Based on ...
The present thesis, in the expanded field of Education, thinks about relations between drawing and weaving, showing the meetings of the development of textile production and graphic arts. In his problematic researches the teaching of drawing and questions how to compose ways of educating in the middle of life. Thus, it seeks to create ways of thinking about a teaching-sign (ensigno) of drawing inspired by the experiences with drawing, in which the copy is no longer the final objective. Based on the question of beginnings, it presents processes of creation through the experiences that take place, bringing another perspective in the composition of drawings here differentiated from the spelling with Z. It describes a Maniera Moirai procedure that lists interests, inventing incidences and demonstrates the problem by concepts, uses, styles, practices, stories, images and figures. Maniera derives from the procedures used by artists of the 16th century movement and Moirai derives from Greek mythology, and the Moiras’ attributes figure in the thesis itself. It is argued that creation processes in which the image of the spinning and its lines, as well as textile techniques, are relevant when drawing. Mannerism concerns the ways in which threads are produced with the research paths, twisting the notions of drawing and weaving in what is called Sewing-chaos (caostura). Such ways create conditions to produce textual elements intertwined with empirical data (fibers) with which it is possible to compose and twist yarns, joining bundles, determining the warp of the webs woven into the tissue and its deZigns (deZenhos). Drawing and weaving are historically entangled. Coming, in the words of the thesis, to sewing-chaos (caosturar) the textum. The weaving of the thesis presents other possibilities for teaching drawing, problematizing areas in which technical content is treated as a mere element of the act of drawing. To this end, it brings some historical approaches in different time frames, listing how the ways linked to weaving reverberated and still reverberated in drawing teaching, both academic and school. Exercises that propose to think about uses of drawing both in class and in authorial production, take the problems of representation to create conditions to create / think / weave with drawing. The thesis assumes multi-referentialism with authors from art, education, philosophy, history, design and fashion, so that terms and concepts from these different fields, when intertwined, constitute research. With the philosophy of Gilles Deleuze, he began to conceive the teaching of drawing in a way that stimulates invention instead of revelation, creation instead of discovery, movement instead of fixation, offering conditions to leave the orbit that revolves around notion of the identical and the ideal model, opening space to think about the possibilities of a design enEnergy as a compositional action. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
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Humanities (7540)Education (2530)
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