Formação de professores da educação básica : reflexões sobre a licenciatura em pedagogia na modalidade a distância
dc.contributor.advisor | Luce, Maria Beatriz | pt_BR |
dc.contributor.author | Stieven, Roberta Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T04:23:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223017 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma análise descritiva e interpretativa de natureza quali-quanti com o objetivo de refletir sobre a educação a distância na formação inicial de professores da educação básica, sobretudo em cursos de Licenciatura em Pedagogia. Para tal, realizei estudos em distintas fontes, a fim de identificar questões e desafios atinentes a essa modalidade de educação na formação de professores. Busquei informações e pesquisas da literatura-científico acadêmica no Repositório Digital da UFRGS (LUME). Também coletei dados em Sinopses Estatísticas da Educação Superior (INEP, 2020), acerca da oferta de cursos de Pedagogia em instituições públicas e privadas, quantidade de matrículas e de concluintes, nas modalidades presencial e a distância, assim como o número de polos que atendem a EAD. Noutra dimensão, procurei conhecer a história da EAD no Brasil e a legislação e normas vigentes. A compreensão destes dados e informações adquiriu maior alcance com a coleta de reportagens sobre formação de professores e educação a distância veiculadas em jornais digitais. Pude, então, aprofundar algumas reflexões acerca da formação de professores na contemporaneidade e as políticas públicas que estão vigendo em nosso País, apoiada em autores que prezam por uma educação de qualidade e uma formação de professores críticos e reflexivos, como António Nóvoa (2011) e Paulo Freire (1997). Em minhas considerações finais anotei que a EAD está em expansão na educação superior, embora permeada por desafios para sua efetivação e alcance de qualidade. Ainda assim, a educação a distância tem muitas potencialidades no momento em que vivemos, de informações e comunicações mediadas pelas tecnologias digitais. Estando estas cada vez mais inseridas no campo da educação, precisam fazer parte da formação inicial e continuada de professores da educação básica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.title | Formação de professores da educação básica : reflexões sobre a licenciatura em pedagogia na modalidade a distância | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001127628 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License