Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBarone, Dante Augusto Coutopt_BR
dc.contributor.authorMizusaki, Lucas Eishi Pimentelpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T04:23:23Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223013pt_BR
dc.description.abstractAs Tecnologias da Informação e Comunicação se tornaram uma infraestrutura vital, gerando uma nova forma de desigualdade socioeconômica, pois quem não tem acesso a elas, ou ao conhecimento de como operá-las, não tem acesso a toda uma dimensão de fazeres. Para a educação, em especial, isso se torna um problema, pois, se, por um lado, passa-se a educar por meio delas, também deve-se educar para elas para uma Sociedade da Informação, na qual saberes específicos sobre essas máquinas são competências essenciais. Mas a tecnologia é uma caixa-preta, inescrutável para seus usuários, e também não é um elemento passivo, conformando e entrando nos fazeres, ameaçando a autonomia de seus usuários ao mesmo tempo em que abre possibilidades para novidades e imprevistos. O usuário também adiciona uma grande dose de criatividade e imprevisibilidade no seus usos. Dessa forma, é necessário criar modos para se entender como se aprende sobre e pela a tecnologia, relacionando a cognição e a invenção com a arregimentação de elementos e fenômenos diversos. Essa tese tenta lançar uma luz a esse fenômeno por meio da epistemologia genética de Piaget com as observações de Latour sobre a mediação técnica. Com isso, pretende-se propor uma cognição estendida pela tecnologia, de modo a repensar o papel do professor nessa Sociedade da Informação como sendo de um inventor, ou mesmo um hacker, que busca expressar o seu fazer pedagógico em uma educação cada vez mais intimamente intermediada pelas máquinas. Além dessas observações teóricas, propõe-se o uso de entrevistas para se observar as percepções dos próprios professores sobre os seus fazeres, de modo a compreender suas compreensões sobre a tecnologia que utilizam.pt_BR
dc.description.abstractAs ICTs became a vital infrastructure, they created a new form of socioeconomic inequality: those who have no access to them, or to the knowledge on how to use them, loose access to a whole dimension of life. Particularly for education, the problem is that, while they are becoming a mean to educate, it is also becoming necessary to educate for them, for an Information Society, in which specific knowledge about the use of these machines is essential. But, if the technology is a black box, inscrutable for its users, it is not a passive element, conforming actions and threatening the autonomy of its users at the same time it opens up possibilities for novelties and unforeseen events. The user also adds a great deal of creativity and unpredictability to the whole process. Thus, it is necessary to create a mean to understand how one learns about and through technology, relating cognition to invention with the regimentation of different elements and phenomena. This thesis tries to shed light on this through Piaget's genetic epistemology and Latour's observations on technical mediation. The intention is to propose a concept of cognition extended by technology, in order to rethink the role of the teacher in this Information Society as an inventor, or even a hacker, who seeks to express their pedagogical intention in an education increasingly intimate mediated by the machines. In addition to these theoretical opinions, the use of choice is offered to observe how teachers' own perceptions about their doings, in order to understand their understanding of the technology they use.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectLearning and inventingen
dc.subjectHacker teachingen
dc.subjectTechnology and teachingen
dc.titleO ensino hacker : o digital divide e o professor como inventorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001127570pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem