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dc.contributor.advisorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.contributor.authorFrasson, Jéssica Serafimpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T04:21:15Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223001pt_BR
dc.description.abstractEsta tese de doutorado tem como tema de pesquisa o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar e busca discutir, a partir de diferentes pontos de vista epistemológicos, a questão expressada pela seguinte pergunta: como os grupos de pesquisa engendram o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar e que relações são construídas nesse espaço social? Nesse sentido, este estudo tem como objetivo compreender o engendramento do subcampo acadêmico-científico Educação Física escolar e as relações construídas nesse espaço social a partir dos grupos de pesquisa da região sul do Brasil. Para dialogar com a pergunta e o objetivo apresentados, apoio-me nas lentes teóricas de Pierre Bourdieu sobre a sociologia da ciência e na perspectiva libertadora de Paulo Freire, além de traçar diálogos com outros autores e autoras vinculados a uma perspectiva crítica de Educação, Educação Física e Educação Física escolar. O desenho metodológico estrutura-se a partir da abordagem da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico, vinculado a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Com base nas perspectivas sociológicas que orientam esta tese, entendo que o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar se engendra a partir das lutas simbólicas entre os agentes providos e os desprovidos de capital, ou seja, entre ortodoxos, vinculados a um viés conservador, e hereges, aliados a uma tendência progressista. A manutenção das hierarquias se sustenta pelo conflito entre grupos que professam, em termos bourdieusianos, certo tipo de sacerdócio acadêmico e de independência inofensiva. Desse modo, defendo a tese de que o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar sofre de um mal grave, quiçá congênito, um vício de origem eurocêntrico, médico e positivista, no qual o conhecimento mais valioso é aquele que compreende a Educação Física escolar a partir de uma perspectiva reducionista do movimento, pautada no paradigma da aptidão física com vistas à saúde, onde os corpos são objetificados, além de servirem com vetor de reprodução e perpetuação da dominação. Contudo, igualmente identifiquei que a reprodução dessa ciência hegemônica não é passiva de linearidade, existindo, portanto, disputas entre as diferentes práticas científicas, agentes sociais e o sistema que organiza e rege o campo e o subcampo. Por isso, o subcampo acadêmico-científico da Educação Física escolar também se engendra a partir de diferentes racionalidades científicas, mas sobretudo a partir de diferentes interesses políticos-epistemológicos, que se expressam no conhecimento que construído "na", "sobre", "com" e "para" a Educação Física escolar. As relações que engendram esse espaço social são de poder e dominação e se expressam por meio da violência simbólica. Finalmente, discuto ainda um segundo aspecto que abala das relações mais sutis às mais complexas no subcampo, ou seja, a existência de um projeto gestado e organizado pela estrutura social dominante (sociedade capitalista que se pauta sob preceitos econômicos) para oprimir, cercear e silenciar vozes, e que faz, sobretudo, com que a reprodução do paradigma científico dominante – pautado pela racionalidade técnico-instrumental, articulada à ciência natural, médica e positivista – seja intencional, condicionando, de acordo com Bourdieu, a casualidade da distinção natural dos agentes sociais no subcampo.pt_BR
dc.description.abstractEsta tesis doctoral tiene como tema de investigación el subcampo académico-científico de la Educación Física en la escuela y busca discutir, desde diferentes puntos de vista epistemológicos, la siguiente pregunta: ¿cómo generan los grupos de investigación el subcampo académico-científico de Educación Física Escolar y ¿qué relaciones se construyen en este espacio social? En este sentido, este estudio tiene como objetivo comprender el engendramiento del subcampo académico-científico Educación Física en la escuela y las relaciones construidas en este espacio social a partir de grupos de investigación de la región sur de Brasil. Para dialogar con la pregunta y el objetivo planteado, me baso en la lente teórica de Pierre Bourdieu sobre la sociología de la ciencia y en la perspectiva liberadora de Paulo Freire, además de trazar diálogos con otros autores vinculados a una perspectiva crítica de la Educación, Educación Física y Educación Física en la escuela. El diseño metodológico se estructura en base al enfoque de investigación cualitativa y presenta la prosopografía como procedimiento metodológico, vinculado a entrevistas semiestructuradas y al análisis de documentos como herramientas en el proceso de obtención de información. Con base en las perspectivas sociológicas que orientan esta tesis, entiendo que el subcampo académicocientífico de la Educación Física en la escuela se genera a partir de las luchas simbólicas entre los agentes aportados y los que no tienen capital, es decir, entre los ortodoxos, ligados a un sesgo conservador, y herejes, aliados a una tendencia progresista. El mantenimiento de las jerarquías se sustenta en el conflicto entre grupos que profesan, en términos bourdieusianos, cierto tipo de sacerdocio académico e independencia inofensiva. Así, defiendo la tesis de que el subcampo académico-científico de la Educación Física en la escuela adolece de una adicción grave, quizás congénita, de origen eurocéntrico, médico y positivista, en la que el conocimiento más valioso es el que comprende la Educación Física escolar. desde una perspectiva reduccionista del movimiento, basada en el paradigma de la aptitud física con miras a la salud, donde los cuerpos se objetivan, además de servir como vector de reproducción y perpetuación de la dominación. Sin embargo, también identifiqué que la reproducción de esta ciencia hegemónica no es pasiva de la linealidad, por lo que existen disputas entre las distintas prácticas científicas, de los agentes sociales y el sistema que organiza y gobierna el campo y el subcampo. De esta manera, el subcampo académicocientífico de la Educación Física en la escuela también se engendra a partir de distintas racionalidades científicas, pero sobre todo de diferentes intereses político-epistemológicos, que se expresan en el conocimiento que se construyó "en", "sobre", "con" y "para" la Educación Física en la escuela. Las relaciones que crean este espacio social son de poder y dominación y se expresan a través de la violencia simbólica.También señalo y discuto un segundo aspecto que sacude de las relaciones más sutiles a las más complejas en el subcampo, es decir, la existencia de un proyecto gestionado y organizado por la estructura social dominante (sociedad capitalista basada en preceptos económicos) para oprimir, restringir y silenciar voces, y eso hace, sobre todo, que la reproducción del paradigma científico dominante - guiada por la racionalidad técnico-instrumental, articulada a la ciencia natural, médica y positivista- sea intencional, condicionando, según Bourdieu, la casualidad de la distinción natural de los agentes.es
dc.description.abstractThis Doctoral Thesis develops as its research theme the academic-scientific subfield of Physical Education in Schools and seeks to discuss, from different epistemological points of view, the question expressed by the following question: how do research groups generate the academic-scientific subfield of Physical Education in Schools and what kind of relationships are built in this social space? In this sense, this study aims at understanding the formulation of the academic-scientific subfield of Physical Education in Schools as well as the relationships built within this specific social space, by focusing on research groups in the Southern region of Brazil. In order to dialogue with the question and objective herein presented, I rely on Pierre Bourdieu's Sociology of Science and Paulo Freire’s Liberating Education, in addition to other authors linked to a critical perspective of Education, Physical Education, and Physical Education in Schools. The work is structured on qualitative research methods and presents prosopography as a methodological procedure, employing semi-structured interviews and document analysis as tools for the process of obtaining information. Based on Bourdieu’s sociological perspectives, I understand that the academic-scientific subfield of Physical Education in Schools is generated from the symbolic struggle between the agents provided with and those lacking capital, that is, between orthodoxy or conservative bias, and heresy or progressive trend. From this point of view, the continuance of hierarchies is sustained by the conflict between groups that profess either an academic priesthood or a harmless independence. Therefore, I present the thesis that the academic-scientific subfield of Physical Education in Schools suffers from a serious, perhaps congenital, dependency on its Eurocentric, medical and positivist origins, in which the most valuable knowledge comprises Physical Education in Schools from the reductionist perspective of the movement, based on the paradigm of physical fitness for the sole purpose of health. From this angle, bodies are objectified and serve as a vector for reproduction and perpetuation of domination. However, I also identified that the reproduction of this hegemonic science is not passive of linearity, therefore, there are disputes between the different scientific practices of social agents and the system that organizes and governs the field and the subfield. In this way, the academic-scientific subfield of Physical Education at school is also engendered from different scientific rationalities, but above all from different political-epistemological interests, which are expressed in the knowledge that was built "in", "about", "with" and "for" school Physical Education. The relationships that create this social space are of power and domination and are expressed through symbolic violence. Ultimately, I discuss a second aspect that affects from the most subtle to the most complex relationships in the subfield, that is, the existence of a project both generated and organized by the dominant social structure (capitalist society based on economic rules) to oppress, restrict and silence voices. This project provides, above all, the intentional reproduction of the dominant scientific paradigm – guided by technical-instrumental rationality articulated to natural, medical and positivist science –, and also ends up conditioning, in Bourdieu’s words, the casualness of the natural distinction of agents in the subfield.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducación física escolares
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSubcampo académico-científicoes
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectPhysical education schoolsen
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectAcademic­scientific subfielden
dc.titleEpistemologias da Educação Física escolar : do alto da torre de marfim ao chão da realidade concretapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001126020pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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