Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, André Luiz dos Santospt_BR
dc.contributor.authorStaudt, Jéferson Luíspt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T04:21:07Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1677-0706pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222993pt_BR
dc.description.abstractEste texto analisa as relações entre Eugenia e Educação Física nas obras de Renato Ferraz Kehl, publicadas entre 1917 e 1929. Atraído pelo interesse de popularizar a Eugenia no Brasil, Renato Kehl investia na “Educação Eugênica” e via, nas atividades ginásticas, mecanismos eficazes de pedagogização de preceitos eugênicos. Com o apoio da Educação Física, Kehl construía modelos normativos de masculinidade, bem como difundia a beleza física como atribuição feminina. Filiado à “Eugenia positiva”, seu projeto de educação para a beleza eugênica defendia o ensino da seleção sexual como forma de assegurar o casamento entre cônjuges fisicamente eugênicos.pt_BR
dc.description.abstractThis text analyzes the relations between Eugenia and physical education in the works of Renato Ferraz Kehl, published between 1917 and 1929. Attracted by the interest of popularizing Eugenia in Brazil, Renato Kehl invested in “Eugenic Education” and saw in the activities mechanisms for pedagogizing Eugenic precepts. With the support of Physical Education, Kehl constructed normative models of masculinity as well as diffused physical beauty as a feminine attribution. Affiliated to “Eugenia positivo”, her eugenic beauty education project advocated the teaching of sexual selection as a way to ensure marriage between physically eugenic spouses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMétis : história & cultura. Caxias do Sul, RS. Vol. 19, n.38, (jul/dez. 2020), p. 170-188pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEugenicsen
dc.subjectKehl, Renato Ferrazpt_BR
dc.subjectEugeniapt_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.title“Não podemos cruzar os braços ante a desfiguração plástica e psychica da humanidade”: a Educação Física na Eugenia de Renato Kehl (1917-1929)pt_BR
dc.title.alternative“We cannot cross our arms in the face of the plastic and psychic disfigurement of humanity”: the Physical Education in the Eugenia of Renato Kehl (1917-1929)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127347pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples