Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSantos, Jean Carlos Presser dospt_BR
dc.contributor.authorRocha, Alexandre Fritzen dapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T04:21:04Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222987pt_BR
dc.description.abstractEste estudo discorre sobre as práticas de docência no contexto de ensino superior em uma disciplina de Música e Tecnologia. Em razão da pandemia que acometeu o planeta em 2020 o ensino em todos os níveis sofreu transformações abruptas imediatas. O objetivo do presente estudo é demonstrar os procedimentos metodológicos utilizados no contexto de ensino de música e tecnologia no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Através de um relato de experiência, demonstrou-se a forma como foi ministrada uma disciplina que inicialmente foi projetada para o ensino presencial e migrou para o contexto de ensino remoto síncrono durante o período letivo do primeiro semestre de 2020. O trabalho demonstra as transformações realizadas na disciplina pelo viés do professor e suas impressões referentes ao contexto de ensino, ferramentas tecnológicas e reações descritas pelos estudantes ao longo do semestre. Foi averiguado que uma boa compreensão de diferentes possibilidades de ferramentas para utilização na prática do ensino remoto pode colaborar para um melhor desenvolvimento de aulas no contexto de música e tecnologia por parte do docente. Ademais, observou-se a importância de um olhar democrático por parte dos professores e instituições de ensino frente ao acesso a produtos tecnológicos, priorizando-se o uso de recursos gratuitos ou de baixo custo para utilização nas aulas, levando em consideração as diferentes realidades econômicas e de acesso dos estudantes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMusica : Tecnologiapt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.titleEnsino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127292pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem