O bumba-meu-boi maranhense urrou em Roraima : a (re) produção de um território simbólico-cultural (1975-2019)
Fecha
2021Tutor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
O presente estudo aborda a (re) produção de um território simbólico-cultural em que o mote analítico é o “Urro do Bumba-meu-boi maranhense em Roraima, entre os anos de 1975 e 2019”, pois como sentenciou um dos nossos entrevistados: “O Maranhão fez o boi e nós trouxemos pra cá!”. Em vista disso, a problemática desta Tese consiste em analisar quais são as estratégias acionadas pelos Mestres e brincantes para (re) produzir o território simbólico-cultural do Bumba-meu-boi maranhense no Extremo Nort ...
O presente estudo aborda a (re) produção de um território simbólico-cultural em que o mote analítico é o “Urro do Bumba-meu-boi maranhense em Roraima, entre os anos de 1975 e 2019”, pois como sentenciou um dos nossos entrevistados: “O Maranhão fez o boi e nós trouxemos pra cá!”. Em vista disso, a problemática desta Tese consiste em analisar quais são as estratégias acionadas pelos Mestres e brincantes para (re) produzir o território simbólico-cultural do Bumba-meu-boi maranhense no Extremo Norte do País; e em que medida esse território simbólico-cultural amalgama a identidade individual, social e coletiva. A pesquisa permite-nos depreender que uma das estratégias acionadas foi estabelecer uma rede de sociabilidade e solidariedade na qual a convergência se dá mediante a figura dos mestres da cultura boieira, já que são reconhecidos pela comunidade brincante como os detentores dos saberes e fazeres da brincadeira do Bumba-boi. Isso não significa dizer que os territórios produzidos por estes sujeitos são indeléveis. Ao contrário, os estudos dos territórios simbólicos-culturais em Roraima, evidenciam uma descontinuidade, mesmo havendo um significativo número de migrantes maranhenses, os quais configuram como o maior grupo de migrantes a compor o mosaico da sociedade roraimense, conforme apontam os dados censitários de 1991, 2000 e 2010. Nesse contexto, o universo boieiro demonstra como uma força que resiste culturalmente na parte mais Setentrional do país. Ademais, o Bumba-meu-boi não abrange somente o boi como parte central da brincadeira. Nele ocorre o engendramento do profano e do sagrado; do lúdico e do cênico: do modo de ser e viver. Tudo isso porque o boi é visto como o “brinquedo de São João”. Posto isso, um dos objetivos da Tese consiste em analisar como a reprodução e o uso do território simbólico-cultural em torno do Folguedo do boi de matriz maranhense “constituem” e ressignificam a identidade cultural no lugar de destino. Assim, a perspectiva teórica dessa Tese se insere no campo e nos estudos da História Cultural, pois a consideramos um meio de “traduzir” significados que se fazem presente, tanto nas sociedades quanto nos elementos culturais. Diante disso, as fontes tomadas como corpus de análise na construção da Tese foram bem diversificadas, dentre elas destacam-se: jornais (impressos ou digitais), letras de toadas, fotografias, redes sociais (Instagram) e, fundamentalmente, as narrativas orais. É importante ressaltar que para a história oral, na pesquisa qualitativa, o grupo dos sujeitos participantes não é constituído por critérios probabilísticos, mas a partir do entendimento de sua representatividade da cultura (ou das culturas) à qual pertence, neste caso, o Bumba-meu-boi de matriz maranhense. ...
Abstract
The present study approach about reproduction of a culture-symbolic territory in that the analytic center is the “Howling of Bumba-My-Ox maranhense in Roraima between 1975 and 2019, so as hard sentenced one of our interviewed: “The Maranhão made the ox and us brought for here”. This form, the thematic these Thesis is based in which are the strategies incorporates by Misters and funnies to reproduction the cultural-symbolic territory of Bumba-My-Ox maranhense on the country`s Extreme North; and ...
The present study approach about reproduction of a culture-symbolic territory in that the analytic center is the “Howling of Bumba-My-Ox maranhense in Roraima between 1975 and 2019, so as hard sentenced one of our interviewed: “The Maranhão made the ox and us brought for here”. This form, the thematic these Thesis is based in which are the strategies incorporates by Misters and funnies to reproduction the cultural-symbolic territory of Bumba-My-Ox maranhense on the country`s Extreme North; and the made as this territory cultural-symbolic agree a collective, social and individual identity. The research possibility us looking that one of strategies used was keep a sociability and solidarity fusion that the convergence happen on the Misters`s figure of the oxer culture, because are known by funny community like holders of knowledges and makes of plaything of Bumba-My-Ox. It`s don`t to say that the territories produces by these subjects are unchanged. For contrary, the studies about the cultural-symbolic territories in Roraima, evidence a discontinue same there are a significate number of maranhenses migrants, who configure as lot of group of migrants on the composite on mosaic of the roraimense society, according with the censitaries date in 1991, 2000 and 2010. In the context, the oxer universe represent a force that resist on the Setentrional part this country. Moreover, the Bumba-My-Ox not add only the ox as central part of entertainment. It is occur the engendering of the profane and holy; of the ludic and cenic: of to be and to live. Ever because the ox is seem like the “plaything of São João”. This form, one this objective this Thesis concentric in to analise how the reproduction and the use the cultural-symbolic territory maranhense thought the Ox`s Folguedo of root maranhense constitute and ressiginifice the culture identity on destine place. So, the perspective theory and analytic this Thesis into on the camp and studies of the Cultural History, because consider us a main of translate means presents, as on the societies well as cultures elements. These facts, the sources raised as corpus of analysis on the building of the Thesis were enough diversified, between it: newspapers (impress and digitals), toads lyric, photographs, social nets (instagram), and essentially the oral narratives. This important to mention that for the oral history, on the qualitative research, the group of participants subjects isn`t constituted by probabilistic criterion, but as from of the understanding of the it representativeness of the culture (or cultures) that belong, this case, the Bumba-My-Ox of matrix maranhense. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7540)Historia (662)
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