Interseccionalidade de raça, classe e gênero em experiências e estratégias de mulheres em situação de violências nas suas relações íntimas de afeto
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
presente dissertação tem como tema a incidência da intersecção entre gênero, raça e classe nas experiências e nas estratégias de mulheres que sofrem ou sofreram violência de gênero em suas relações íntimas de afeto. A partir do conceito de interseccionalidade forjado por Kimberlé Crenshaw, objetivou-se identificar como as relações de gênero são configuradas em diferentes segmentos de raça e classe. Foram objetivos específicos da presente dissertação: (i) explorar como as relações de gênero são ...
presente dissertação tem como tema a incidência da intersecção entre gênero, raça e classe nas experiências e nas estratégias de mulheres que sofrem ou sofreram violência de gênero em suas relações íntimas de afeto. A partir do conceito de interseccionalidade forjado por Kimberlé Crenshaw, objetivou-se identificar como as relações de gênero são configuradas em diferentes segmentos de raça e classe. Foram objetivos específicos da presente dissertação: (i) explorar como as relações de gênero são compostas por raça/cor e classe nas experiências das mulheres que vivem ou viveram situações de violência em suas relações íntimas de afeto; (ii) explorar como as relações de gênero são compostas por raça/cor e classe nas estratégias dentro e fora da rede de atendimento à mulher em situação de violência, visando romper o ciclo de violência; e (iii) analisar os dados encontrados a partir do conceito da interseccionalidade, a fim de desenvolvê-lo e preenchê-lo de conteúdo empírico. Para tanto, procedeu-se a uma investigação qualitativa, adotando-se a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. O grupo de amostra foi formado por mulheres que viveram e/ou vivem situações de violências de gênero em suas relações íntimas de afeto, de qualquer classe social, que tenham acessado ou não a serviços de acolhimento, desde que tais situações tenham ocorrido, no todo ou em parte, após a promulgação da Lei Maria da Penha (agosto de 2006), em Porto Alegre ou nas cidades da região metropolitana. A partir da estratégia da seleção gradual, os grupos de mulheres entrevistadas foram limitados quando atingida a saturação teórica. Os critérios para a escolha dos casos foram a busca de variação máxima, diversidade, tipicidade e conveniência. A análise de conteúdo foi a técnica adotada para interpretação dos dados empíricos, com o auxílio do “software” Nvivo. Os resultados encontrados sugerem que as violências de gênero de fato se reeditam conforme a classe e a raça/cor. Em primeiro lugar, raça e classe se intersectam na medida em que aquela influencia a posição em que mulheres brancas, pardas e pretas se encontram em relação a esta. Em segundo lugar, ainda que com posições socioeconômicas similares, os relatos de mulheres brancas, pretas e pardas se diferenciam, do que decorre que as experiências e as estratégias delas são influenciadas simultânea e reciprocamente por suas posições de classe e raça. ...
Abstract
The research‟s subject is the incidence of the intersection between gender, “race” and class in the experiences and strategies of women who suffer or have suffered gender-based violence in their intimate relationships. Through the concept of intersectionality forged by Kimberlé Crenshaw, the general objective was to identify how the social relationships shaped by gender are configured in different segments of “race” and class in those situations. The specific objectives of this dissertation wer ...
The research‟s subject is the incidence of the intersection between gender, “race” and class in the experiences and strategies of women who suffer or have suffered gender-based violence in their intimate relationships. Through the concept of intersectionality forged by Kimberlé Crenshaw, the general objective was to identify how the social relationships shaped by gender are configured in different segments of “race” and class in those situations. The specific objectives of this dissertation were: (i) to explore how gender is also composed by “race” and class in the experiences of women who live or have experienced situations of gender-based violence in their intimate relationships; (ii) to explore how gender is also affected by “race” and class in the strategies within and outside the public agencies for women in situations of violence; and (iii) to analyze the data found through the concept of intersectionality in order to develop it and fill it with empirical content. Therefore, a qualitative investigation was carried out, adopting the semi-structured interview. The group interviewed consisted of women who lived and/or live situations of genderbased violence in their intimate relationships, of any social class, who have or have not accessed public agencies for women in situation of violence. These situations had occurred in whole or partly after the promulgation of the Maria da Penha Law (August 2006), in Porto Alegre or in the cities of the metropolitan region. From the gradual selection strategy, the groups of women interviewed were limited when theoretical saturation was reached. The criteria for choosing the cases were based on the search for maximum variation, diversity, typicality and convenience. Content analysis was the technique adopted for the interpretation of empirical data, with the aid of Nvivo software. The results found by the research suggest that gender-based violence is indeed reprinted according to class and “race”. First, "race" and class intersect each other as it influences the position in which white and black women are. Second, although with similar socioeconomic positions, the reports of white women and black women differ, so it follows that their experiences and strategies are influenced simultaneously and reciprocally by their positions of class and “race”. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Coleções
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Ciências Humanas (7489)Sociologia (547)
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