Arte contemporânea e educação inclusiva : potências para construir vivermos uma escola contemporânea inventiva
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O trabalho a seguir apresenta a trajetória de uma pesquisa para a conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tem como tema as potências da relação arte contemporânea e educação inclusiva para a escola contemporânea. O enfoque está na educação pública após o Plano Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o objeto de estudo voltado para experiências e conhecimentos que uniram arte e inclusão de algum modo. O objetivo deste trabalho é provocar a reflexão so ...
O trabalho a seguir apresenta a trajetória de uma pesquisa para a conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tem como tema as potências da relação arte contemporânea e educação inclusiva para a escola contemporânea. O enfoque está na educação pública após o Plano Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o objeto de estudo voltado para experiências e conhecimentos que uniram arte e inclusão de algum modo. O objetivo deste trabalho é provocar a reflexão sobre a potência dessa relação e buscar quais contribuições cada área pode trazer. Analisando as práticas com a teoria pesquisada, baseada nas pesquisadoras Mara Sartoretto (2011), Débora Diniz (2007), Maria Teresa Mantoan (2002, 2011), Virgínia Kastrup (2001), Luciana Loponte (2011) e Daniele Noal (2016) e no pesquisador Fernando Cocchiarale (2006). Na conexão das vivências, aproximadas através das entrevistas com docentes, ao conteúdo percebemos o diálogo criado para a reflexão sobre desafios e possibilidades da escola no processo de se tornar inclusiva. As professoras mostram o viver na escola contemporânea, o estar inventando a suspensão do espaço e tempo. Trabalho encaminha-se no sentido de questionar: o mapa antiquado da educação está sendo seguido e imposto por quem? Deixando em aberto os possíveis caminhos a seguir. Outro aspecto relevante a ser considerado foi a escolha pela fonte Verdana, no tamanho 14, baseada no estudo de Fernanda Machado: Como diagramar um Livro Acessível. Sugere essa diagramação para melhorar a acessibilidade visual, além de outros critérios estudados para a encadernação do texto posteriormente. Pelo mesmo motivo, faço a descrição das imagens trazidas no texto. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License