Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPinheiro, Lisiane Araújopt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-25T04:25:45Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2595-7376pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222857pt_BR
dc.description.abstractO presente texto compõe uma pesquisa mais abrangente que, no âmbito de uma tese de doutorado, pretende refletir a formação inicial de professores de Física no Brasil. Este artigo discute o perfil do educador de Física a partir de uma análise dos documentos legais que regem o Ensino Médio e o Ensino Superior. A elaboração desse perfil foi dividida em duas etapas: a primeira apresenta o perfil do professor de Física esperado pelos documentos legais que regem o Ensino Médio, que é o maior espaço de atuação do licenciado em Física; a segunda mostra o perfil pretendido do licenciado em Física a partir dos documentos que orientam a Formação de Professores no Ensino Superior. Com a constituição desse perfil, promove-se sua articulação com referenciais teóricos e com a literatura sobre saberes docentes e, assim, pensa-se em investigações mais propositivas na tese. Contudo, entende-se que mostrar esses perfis pode contribuir com o debate vigente sobre a formação de professores em nosso país, especialmente dada a complexidade de saberes, capacidades, habilidades, valores e ações que se espera desse educador segundo os documentos oficiais.pt_BR
dc.description.abstractThis text is part of a broader research that, within the scope of a doctoral thesis, aims to reflect the initial training of Physics teachers in Brazil. This article discusses the profile of the Physics educator based on an analysis of the legal documents that rule High School and Higher Educa - tion. The elaboration of this profile was divided into two stages: the first presents the profile of the Physics teacher expected by the legal documents that rule High School, which is the largest area of activity for the graduate in Physics; and the second shows the intended profile of the Physics graduate from the documents that guide the Training of Teachers in Higher Education. With the constitution of this profile, we promote its articulation with theoretical references and with the literature on teaching knowledge and, thus, we think of more propositional investigations in the thesis. However, we understand that showing these profiles can contribute to the current debate on teacher training in our country, especially given the complexity of knowledge, skills, abilities, values and actions that are expected from such educator, according to official documents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 4, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 430-457pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectProfile of the Physics teacheren
dc.subjectInitial educationen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleTraçando um perfil para o professor de Física da Educação Básica : o que preconiza a legislação brasileira?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125337pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples