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dc.contributor.authorJunges, Alexandre Luispt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Fernando Lang dapt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-25T04:24:19Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2595-7376pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222822pt_BR
dc.description.abstractO aquecimento global tem sido reconhecido por especialistas como um tema prioritário da agenda da educação ambiental para o século 21. Cientistas têm alertado sobre a necessidade de lidar com o desafio das mudanças climáticas causadas pelas emissões antropogênicas de gases de efeito estufa. Apesar disso, a percepção sobre o tema entre o público leigo é difusa. No contexto internacional, estudos têm revelado que um número considerável de cidadãos leigos não acredita em aquecimento global antropogênico, ou consideram que não existe consenso científico a respeito dessa matéria. Neste sentido, tendo em vista a importância do tema e as diferenças de opinião entre o leigo e o especialista, averiguadas em contextos internacionais, torna-se relevante desenvolver pesquisas similares no contexto brasileiro local. O presente trabalho descreve o desenvolvimento de um instrumento de medida capaz de avaliar a opinião de cidadãos e alunos em diferentes níveis de ensino, no contexto brasileiro, sobre a temática do aquecimento global. Para tanto, são descritos os passos de desenvolvimento, aplicação e validação de um opinário sobre aquecimento global. O opinário, composto de doze itens, foi disponibilizado online em redes sociais e listas de e-mails através do software LimeSurvey, obtendo-se um total de 1084 respostas. Descrevemos o processo de validação de conteúdo e de construto do opinário que culminou em um instrumento de medida apropriado para quantificar o grau de concordância ou discordância de sujeitos frente ao construto “aquecimento global antropogênico”. Por fim, são discutidas possíveis correlações entre as variáveis de caracterização da amostra de sujeitos e a crença no aquecimento global antropogênico.pt_BR
dc.description.abstractGlobal warming has been recognized by experts as a primary topic of environmental education for the 21st century. Scientists have warned humanity about the urgency of climate change caused by anthropogenic greenhouse gases. Despite this, the perception on the theme among the lay people is diffuse. In the international context, studies have revealed that a considerable number of lay people do not believe in anthropogenic global warming or consider that there is no scientific consensus on the subject. Therefore, in view of the importance of the subject and the differences of opinion between lay people and experts in international contexts, it is relevant to develop similar research in the local Brazilian context. This paper describes the development of an instrument to assess citizens and students opinion on global warming in the Brazilian context. So, we describe the steps of development, application and validation of an opinary on global warming. The opinary, composed of twelve items, was made available online on social networks and mailing lists using the software LimeSurvey, obtaining a total of 1084 responses. We describe the process of questionnaire validation and conclude that it constitutes an appropriate instrument to measure the degree of agreement or disagreement of subjects on the construct “anthropogenic global warming”. Finally, possible correlations between the subjects’ characterization variables and the belief in global warming are discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 4, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 314-347pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGlobal warmingen
dc.subjectAquecimento globalpt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectClimate changeen
dc.subjectSurvey researchen
dc.subjectPesquisa de opiniãopt_BR
dc.subjectQuestionnaire validationen
dc.titleValidação de um opinário sobre aquecimento globalpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125336pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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