Análise da rigidez torcional de um veículo BAJA pelo método dos elementos finitos
dc.contributor.advisor | De Leon, Daniel Milbrath | pt_BR |
dc.contributor.author | Cunico, Pietro Gabriel Ramos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-22T04:25:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/222508 | pt_BR |
dc.description.abstract | A rigidez de um chassi é a propriedade fundamental para o correto funcionamento de todos os mecanismos de um automóvel. Garantir que um veículo tenha alta rigidez e pouca massa são indicadores essenciais de qualquer automóvel. No entanto, esses indicadores geralmente estão em conflito entre si, já que o aumento da rigidez é acompanhado com o aumento do peso do veículo. Este trabalho estuda, especificamente, a rigidez torcional de um veículo BAJA SAE. Através do método dos elementos finitos é possível obter resultados de rigidez torcional e validá-los com dados experimentais. A partir destes resultados, propõe-se novas geometrias a fim de maximizar a rigidez torcional. | pt_BR |
dc.description.abstract | The rigidity of a chassis is a fundamental property for the correct functioning of the systems of a vehicle. Therefore, to ensure the vehicle has a high torsional stiffness and low weight is one of the best indicators. However, these indicators are usually in conflict because a high rigidity increases the vehicle's mass. This paper studies, specifically, the torsional stiffness of a BAJA’s vehicle. Through the finite element method, it is possible to obtain the results of torsional stiffness and compare them with experimental tests. Once validated, it is possible to study different geometries that can improve the torsional stiffness. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | BAJA SAE | en |
dc.subject | Torção mecânica | pt_BR |
dc.subject | Finite element | en |
dc.subject | Chassis | pt_BR |
dc.subject | Elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Numerical simulation | en |
dc.subject | Torsional stiffness | en |
dc.title | Análise da rigidez torcional de um veículo BAJA pelo método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of torsional stiffness of a BAJA SAE vehicle by the finite element analysis | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001126714 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5997)