Show simple item record

dc.contributor.authorMelo, Jorge Nazareno Batistapt_BR
dc.contributor.authorCanto Filho, Alberto Bastos dopt_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.date.accessioned2021-06-21T04:28:21Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222493pt_BR
dc.description.abstractNo contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que conscientiza os alunos sobre suas habilidades, suas competências, seus conhecimentos e como os mesmos são obtidos. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é desenvolvido retorno imediato através de vídeo-feedback de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado. O objetivo deste vídeo-feedback é promover, de forma personalizada, melhoria do desempenho de cada aluno. Os resultados obtidos através do experimento mostraram, com base em método estatístico, evidências suficientes que indicam uma melhoria no desempenho dos alunos em matemática que utilizaram os vídeos-feedback durante a atividade de avaliação.pt_BR
dc.description.abstractIn the school context, evaluation permeates the entire teaching-learning process. However, the evaluation is often simply comparative and classificatory, without attending to the individual needs of the students and without offering the necessary return. Thus, appropriate feedback can be a return that provides important information about students' competencies, what they know, what they do, and how they do it. This work discusses and presents the results of a pedagogic experiment, carried out in the High School of a public school, in which an immediate feedback process is developed in the mathematics discipline, made available in a computerized environment, through videos-feedback, whose objective is to promote in a performance of students. The research showed, through statistical test, sufficient evidence that indicated the promotion of student performance in mathematics, after the use of videos-feedback, inserted in evaluation in computerized environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (maio/ago. 2018), p. 31-44pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathen
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleFeedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeImmediate feedback in computerized environments through videos in mathematics discipline en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001096692pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record