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dc.contributor.authorGiugliani, Camilapt_BR
dc.contributor.authorFlores, Eliane Maria Teixeira Leitept_BR
dc.contributor.authorCesa, Kátia Teresapt_BR
dc.contributor.authorMello, Vania Roseli Correa dept_BR
dc.contributor.authorSantana, Jandira Roehrspt_BR
dc.contributor.authorRobinson, Patrícia Genropt_BR
dc.contributor.authorPereira, Cristiane Nunespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Nilvo Masulini dept_BR
dc.date.accessioned2021-06-19T04:40:26Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222482pt_BR
dc.description.abstractEste artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacultura e da arte-educação. Nessa experiência, destaca-se o processo de construção coletiva de cada atividade, com suas potencialidades e desafios. Com o propósito de despertar em todos os participantes o senso de pertencimento à natureza e à sociedade solidária, planeja-se a continuidade do trabalho, com a possibilidade de ser inspiração para outras escolas e outras comunidades.pt_BR
dc.description.abstractThis paper reports on an experience of health promotion and social participation among the children of a public school in Porto Alegre, capital city in the South of Brazil. In the context of an action research of the People’s Health Movement, the intervention in the school also gathered universities and the Primary Care Unit of the territory, with its Health in the School Program. Guided by the principles of buen vivir and of biocentrism, the activities focused on the concepts and practices of permaculture and art education. In this experience, the process of collective construction of each activity, with its potentialities and challenges, stands out. In order to arouse in all the participants the sense of belonging to nature and to a society that stands on solidarity, the work is to be continued, with the possibility of inspiring other schools and other communities.en
dc.description.abstractEn este artículo se cuenta el relato de una experiencia de promoción de la salud y de la participación social junto a los niños de una escuela pública de Porto Alegre, una grande capital del sur de Brasil. Inserida en el contexto de una investigación-acción del Movimiento por la Salud de los Pueblos, la intervención en la escuela reunió también universidades y la Unidad de Atención Primaria en salud del territorio, con su Programa Salud en la Escuela. Guiadas por los principios del buen vivir y del biocentrismo, las actividades realizadas se centraron en los conceptos y prácticas de la permacultura y del arte-educación. En esta experiencia, se destaca el proceso de construcción colectiva de cada actividad, con sus potencialidades y desafíos. Con el propósito de despertar en todos los participantes el sentido de pertenencia a la naturaleza y a la sociedad solidaria, se planea la continuidad del trabajo, con la posibilidad de ser inspiración para otras escuelas y otras comunidades.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. vol. 2, n. 3 (2018), p. 33-54pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth promotionen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectSocial participationen
dc.subjectHealth in School Programen
dc.subjectFamily health strategyen
dc.subjectPromoción de la saludes
dc.subjectParticipación sociales
dc.subjectPrograma Salud en la Escuelaes
dc.subjectEstrategia salud de la familiaes
dc.titleSaúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viverpt_BR
dc.title.alternativeHealth and citizenship at school : innovative experiences that promote buen viviren
dc.title.alternativeSalud y ciudadanía en la escuela : experiencias innovadoras que promocen el buen vivires
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001086252pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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