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dc.contributor.authorLabrea, Valéria da Cruz Vianapt_BR
dc.contributor.authorReis, Daisy Regina de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-16T04:38:43Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2525-4863pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222313pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta a descrição e análise de uma pesquisa cartográfica de construção de um cancioneiro de rezosentoados no terreiro em louvação aos Orixás. A cartografia (Deleuze & Guatari, 199-" (Kastrup et al., 2015) que nos permitiu organizar coletivamente o cancioneiro da pesquisa Quando rezo é canto, quando canto é rezo como um mapa -ainda parcial -das manifestações culturais que ocorrem na Comunidade Kilombola Morada da Paz, ao mesmo tempo que nos permitiu um aprofundamento na Música Popular Brasileira para conhecer cantos que têm como tema a louvação aos Orixás. Como resultado desta pesquisa, além de um Cancioneiro que foi apresentado em diferentes espaços educativos durante três anos, organizamos oficinas com temas relacionados à Educação para as Relações Étnicos-Raciais, Educação do Campo e Educação Quilombola.Relacionamos esses conteúdos a uma proposta de Educação do Campo Kilombola, a partir da articulação da Pedagogia do Movimento Sem Terra (Caldart, 2000) às Diretrizes da Educação Quilombola, Educação para as Relações Étnicas-Raciais e Pedagogia do Encantamento.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the description and analysis of a cartographic research for the construction of a prayer song sung in the terreiro in praise of the Orixás. The cartography (Deleuze & Guatari, 199 “ - ch” (Kastrup et al, 2015) that allowed us to collectivelyorganize the research songbook When pray is singing, when singing is prayas a map, though partial, of cultural events taking place in the Kilombola community Morada da Paz, at the same time that it allowed us to deepen in the popular Brazilianmusic to get to know songs that have as their theme the praise of the Orixás. As a result of this research, in addition of a cancioneiro that was presented in different educational spaces for three years, we organized workshops with themes related to education for ethnic-racial relations, rural education and Kilombola education. We relate these contents to a proposal for education in the Kilombola field, based on the articulation of the pedagogy of the landless movement (Caldart, 2000) to the Kilombola education guidelines, education for ethnic-racial relations and enchantment pedagogy.en
dc.description.abstractEste artículo presenta la descripción y el análisis de una investigación cartográfica para la construcción de un cancionero de rezas entoadas en el terreiro en alabanza a los Orixás. La cartografía (Deleuze & Guatari, 1995) es una "investigación de intervención" (Kastrup et al, 2015) que nos permitió organizar colectivamente el cancionero de la investigación Cuando rezo es cantar, cuando cantar es rezar como un mapa -aún parcial -de las manifestaciones eventos culturales que tienen lugar en la Comunidad Kilombola Morada da Paz, al mismo tiempo que nos permitió profundizar en la Música Popular Brasileña para conocer canciones que tienen comotema el elogio de los Orixás. Como resultado de esta investigación, además de un Cancioneiro que se presentó en diferentes espacios educativos durante tres años, organizamos talleres con temas relacionados con Educación para las Relaciones Étnico-Raciales, Educación Rural y Educación Quilombola. Relacionamos estos contenidos con una propuesta de Educación en Campo Kilombola, basada en la articulación de la Pedagogía del Movimiento Sin Tierra (Caldart, 2000) a las Directrices de Educación Quilombola, Educación para las Relaciones Étnico-Raciales y Pedagogía del Encantamiento.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 6 (2021), e9057 [28 f.]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectKilombola educationen
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationsen
dc.subjectAfro-Brazilian cultureen
dc.subjectpopular Brazilian musicen
dc.subjectEducación rurales
dc.subjectEducación quilombolaes
dc.subjectEducación para las relaciones étnico-racialeses
dc.subjectCultura afro brasileñaes
dc.subjectMúsica popular brasileñaes
dc.titleQuando rezo é canto, quando canto é rezo : trajetória educativa de um Coletivo de Cantantes e Brincantes na Educação do Campo Kilombolapt_BR
dc.title.alternativeWhen pray is singing, when singing is pray : educational trajectory of a Collective of Singing and Playing in the Kilombola Rural Educationen
dc.title.alternativeCuando rezo es cantar, cuando cantar es rezar : trayectoria educativa de un colectivo de canto y juego en la Educación Rural Kilombolaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001126259pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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