Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNedel, Robertapt_BR
dc.contributor.authorGhedin, Dienifer Aline Mattospt_BR
dc.contributor.authorMarin, Angela Helenapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-16T04:36:27Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1982-1247pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222241pt_BR
dc.description.abstractA qualidade da educação é constantemente debatida pela sua característica multifatorial, havendo importantes desafios a serem superados. Considerando a influência de fatores afetivo-emocionais para a aprendizagem, analisou-se a relação entre autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e desempenho escolar de alunos do ensino fundamental I de escolas da região do Vale do Rio Caí/RS. Os participantes foram 74 alunos, que responderam à Escala de Autoconceito InfantoJuvenil, Escala de Autoestima de Rosenberg e Teste de Desempenho Escolar, além de seus pais, que completaram o Questionário sobre Dados Sociodemográficos da Família. Os alunos com autoestima elevada e autoconceito social alto foram os que apresentaram desempenho escolar médio e superior. Verificou-se associação entre menor escolaridade e reprovação parental e baixo desempenho escolar dos filhos. Nesse sentido, denota-se a importância de intervenções com vistas a promover a autoestima e o autoconceito desde a infância.pt_BR
dc.description.abstractQuality of education is constantly debated for its multifactorial characteristics, with important challenges to be overcome. Considering the influence of affective-emotional factors for learning, the relationship between child self-esteem and self-concept, parental education and school performance of elementary school students from the region of Vale do Rio Caí/RS was analyzed. The participants consisted of 74 students, who answered the Self-Concept Scale for Children and Youth, the Rosenberg Self-Esteem Scale and the School Achievement Test, and their parents, who completed the Questionnaire on Family Sociodemographic Data. Students with high self-esteem and social self-concept were those who presented medium and high school performance. There was an association between parents' lower schooling and school failure and lower school performance of children. Therefore, the importance of interventions in order to promote selfesteem and self-concept since childhood is highlighted.en
dc.description.abstractLa calidad de la educación se debate constantemente por su característica multifactorial, con importantes desafíos que superar. Considerando la influencia de factores afectivo-emocionales para el aprendizaje, se analizó la relación entre la autoestima y el autoconcepto infantil, la educación de los padres y el rendimiento escolar de los estudiantes de primaria de las escuelas de la región del Vale do Rio Caí/RS. Los participantes fueron 74 alumnos, que respondieron a la Escala de Autoconcepto Infanto-Juvenil, Escala de Autoestima de Rosenberg y Prueba de Desempeño Escolar; y sus padres, que completaron el Cuestionario sobre Datos Sociodemográficos de la Familia. Los alumnos con autoestima elevada y autoconcepto social alto eran los que presentaban desempeño escolar medio y superior. Se verificó asociación entre menor escolaridad y reprobación de los padres y desempeño escolar más bajo de los hijos. Así se denota la importancia de intervenciones con miras a promover la autoestima y el autoconcepto desde la infancia.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia em pesquisa. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007-. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 149-168pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudantes de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectSelf-esteemen
dc.subjectSelf-concepten
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectParental educationen
dc.subjectAutoconceitopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectSchool performanceen
dc.subjectAutoestimaes
dc.subjectAutoconceptoes
dc.subjectEscolaridad parentales
dc.subjectRendimiento escolares
dc.titleAutoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeChild self-esteem and self-concept, parental education and its relationship with school performance in elementary school en
dc.title.alternativeAutoestima y autoconcepto infantil, educación de los padres y su relación con el rendimiento escolar en la escuela primaria es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001124733pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples