Estado nutricional, nível de atividade física e aptidão física relacionada à saúde de estudantes do ensino fundamental de uma escola particular de Porto Alegre
dc.contributor.author | Aimi, Gabriel Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte Júnior, Miguel Angelo dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Voser, Rogerio da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Hein, Alexandre Patz | pt_BR |
dc.contributor.author | Marques, Priscila Antunes | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Marcelo Francisco da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Cunha, Giovani dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Gaya, Anelise Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-16T04:34:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-9927 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/222211 | pt_BR |
dc.description.abstract | O aumento de crianças e adolescentes com excesso de peso, baixos níveis de atividade física e de aptidão física relacionada à saúde tem se tornado uma preocupação para entidades de saúde e ambiente escolar. Objetivo: Avaliar o estado nutricional, o nível de atividade física e aptidão física relacionada à saúde de escolares, dos anos finais do Ensino Fundamental. Métodos: Foi desenvolvido um estudo descritivo, com corte transversal, com 173 alunos, de ambos os sexos, em uma escola privada de Porto Alegre. Foram avaliados o IMC (índice de massa corporal), a RCE (relação cintura estatura) e o %GC (percentual de gordura), nível de atividade física, prática de atividade esportiva extracurricular, aptidão física relacionada à saúde. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e para análise inferencial foi utilizado o teste t independente, teste qui-quadrado, análise de covariância, teste r de Pearson, sendo o nível de significância de p<0,05. Resultados: Em ao IMC e RCE a maior parte dos estudantes foi classificada na “Zona Saudável” e %GC “Não Elevado”. Ao analisar o nível de atividade física, o número de “Ativos” foi superior (79,2%). Na aptidão cardiorrespiratória, 79,7% das meninas se encontram na “Zona de Risco à Saúde”. Os meninos que praticam atividade esportiva extracurricular apresentaram melhores níveis de aptidão cardiorrespiratória. As meninas melhores desempenho no teste de flexibilidade. Conclusão: Meninos são mais “Ativos” que as meninas, melhores níveis de aptidão cardiorrespiratória e maior resistência abdominais, enquanto as meninas destacaram-se na flexibilidade. Ainda, 30% dos escolares apresentaram excesso de peso. | pt_BR |
dc.description.abstract | The rise of overweight children and adolescents, low levels of physical activity and health-related physical fitness has become a concern for health entities and the school environment. Objective: To evaluate the nutritional status, the level of physical activity and health-related physical fitness of students in the final years of elementary school. Methods: A descriptive cross-sectional study was conducted with 173 male and female students at a private school in Porto Alegre. BMI (body mass index), WHtR (waist-to-height ratio) and% BF (percentage of fat), physical activity level, extracurricular sport activity, health-related physical fitness was evaluated. For data analysis, descriptive statistics was used and for inferential analysis, the independent t test, chi-square test, covariance analysis, Pearson's r test were used, with a significance level of p <0.05. Results: In BMI and WHtR most students were classified in the “Healthy Zone” and% CG “Not High”. When analyzing the level of physical activity, the number of “Assets” was higher (79.2%). In cardiorespiratory fitness, 79.7% of girls are in the “Health Risk Zone”. Boys who practice extracurricular sports showed better levels of cardiorespiratory fitness. The girls perform better on the flexibility test. Conclusion: Boys are more “active” than girls, have better levels of cardiorespiratory fitness and greater abdominal endurance, while girls have excelled in flexibility. Still, 30% of the students were overweight. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de nutrição esportiva. São Paulo. Vol. 14, no. 85 (mar./abr. 2020), p. 121-135. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estado nutricional | pt_BR |
dc.subject | Nutritional Status | en |
dc.subject | Physical activity | en |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Aptidão física | pt_BR |
dc.subject | Physical fitness | en |
dc.subject | Children | en |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Estado nutricional, nível de atividade física e aptidão física relacionada à saúde de estudantes do ensino fundamental de uma escola particular de Porto Alegre | pt_BR |
dc.title.alternative | Nutritional status, level of physical activity and physical fitness related to health of fundamental education students of a private school in Porto Alegre | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001126232 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências da Saúde (10760)