Mostrar el registro sencillo del ítem
Evasão em intervenções psicológicas com pais de crianças e adolescentes : relato de experiência
dc.contributor.author | Marin, Angela Helena | pt_BR |
dc.contributor.author | Alvarenga, Patricia | pt_BR |
dc.contributor.author | Pozzobon, Magda | pt_BR |
dc.contributor.author | Lins, Taiane Costa de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, João Marcos de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-16T04:34:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-9893 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/222210 | pt_BR |
dc.description.abstract | A evasão de participantes em pesquisas que avaliam efeitos de intervenções com pais de crianças e adolescentes tem sido pouco investigada pelos pesquisadores brasileiros, que enfrentam dificuldades para concluir estudos-piloto, frequentemente realizados com recursos escassos e amostras pequenas. Este estudo propõe uma análise crítica sobre experiências com a evasão de participantes em quatro pesquisas que avaliaram programas de intervenção, conduzidas pelos autores do presente artigo, à luz da literatura recente. A análise das experiências revelou percentuais de 40% a 80% de abandono após o recrutamento ou início da intervenção. Entre os motivos elencados para justificar o abandono estão: o desinteresse, a discordância entre os cônjuges sobre a adesão, a distância entre residência e local da intervenção e a incompatibilidade de horários. Conclui-se que a maior aproximação entre os pesquisadores e a comunidade pode resultar em aumento de confiança e adesão aos estudos, o que pode ampliar o potencial de inserção social e divulgação científica das pesquisas realizadas com essa população. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dropouts in research evaluating the effects of interventions with parents of children and adolescents has been less investigated by Brazilian researchers, who face difficulties to complete pilot studies, often carried out with scarce resources and small samples. This study proposes a critical analysis of experiences with participant’s dropouts in four pieces of research that evaluated intervention programs delivered by the authors of this paper, in light of recent literature. Analysis of the experiences revealed percentages between 40% and 80% of dropouts after the recruitment or the beginning of intervention. Among the reasons listed to justify the dropout are: lack of interest, the disagreement between the spouses related to the agreement, the distance between home and interventions’ venue and mismatch of schedules. We conclude that a closer relationship between researchers and the community can result in an increase of trust and retention, which can expand the potential of social insertion and scientific dissemination of research conducted with this population. | en |
dc.description.abstract | La evasión de participantes en investigaciones que evalúan efectos de intervenciones con padres de niños y adolescentes ha sido poco explorada por los investigadores brasileños, que enfrentan dificultades para concluir estudios piloto, frecuentemente realizados con recursos escasos y muestras pequeñas. Este estudio propone un análisis crítico sobre experiencias con la evasión de participantes en cuatro investigaciones que evaluaron programas de intervención, conducidas por los autores del presente artículo, a la luz de la literatura reciente. El análisis de las experiencias reveló porcentuales entre 40% y 80% de abandono después del reclutamiento o inicio de la intervención Entre los motivos enumerados para justificar el abandono están el desinterés, el desacuerdo entre los cónyuges sobre la adhesión, la distancia entre la residencia y el lugar de la intervención y la incompatibilidad de horarios. Se concluye que la mayor aproximación entre los investigadores y la comunidad puede resultar en un aumento de confianza y adhesión a los estudios, lo que puede ampliar el potencial de inserción social y divulgación científica de las investigaciones realizadas con esta población. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psicologia : ciência e profissão. Brasília. Vol. 39 (2019), e187233, 14 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Intervenção psicológica | pt_BR |
dc.subject | Psychological interventions | en |
dc.subject | Abandono de tratamento | pt_BR |
dc.subject | Dropouts | en |
dc.subject | Pais | pt_BR |
dc.subject | Parents | en |
dc.subject | Children | en |
dc.subject | Intervenciones psicológicas | en |
dc.subject | Evasión | es |
dc.subject | Padres | es |
dc.subject | Niños | es |
dc.subject | Adolescentes | es |
dc.title | Evasão em intervenções psicológicas com pais de crianças e adolescentes : relato de experiência | pt_BR |
dc.title.alternative | Dropout in psychological interventions with parents of children and adolescents : experience report experience report | en |
dc.title.alternative | Evasión en intervenciones psicológicas con padres de niños y adolescentes : informe de experiencia | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001125091 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40917)Ciencias Humanas (7117)