Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMittmann, Verônica de Limapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T04:28:45Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1982-3916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222155pt_BR
dc.description.abstractA interdisciplinaridade vem sendo constituída como uma das verdades que atravessa o campo educacional brasileiro na contemporaneidade e o esforço de docentes dos diferentes níveis institucionais: escolas e universidades concorrem para a efetivação de currículos interdisciplinares. De forma específica, este ensaio problematiza e apresenta uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, de enunciações que emergiram nas falas dos discentes do Curso Licenciatura do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul– UFRGS, campus Litoral Norte a respeito da interdisciplinaridade. Tomamos este curso como objeto de análise porque sua proposta de formação por área do conhecimento apresenta componentes curriculares interdisciplinares e, dessa forma, sugere uma experiência nesta perspectiva. No entanto, apesar da matriz curricular favorecer a interdisciplinaridade as enunciações produzidas pelos discentes evocam enunciabilidades disciplinares. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault.pt_BR
dc.description.abstractInterdisciplinary has been established as one of the truths that crosses the Brazilian educational field in contemporary and the effort of teachers from different institutional levels: schools and universities contribute to the realization of interdisciplinary curricula. Specifically, this paper discusses and presents a discourse analysis in Foucault's perspective, of enunciations that emerged in the statements of the students of the Rural Degree Course: Natural Sciences, on the Federal University of Rio Grande do Sul -UFRGS, North Coast campus about interdisciplinary. We take this course as the object of analysis because its proposed training by area of knowledge presents interdisciplinary curriculum components and thus suggests an experience in this perspective. However, despite the curriculum foster interdisciplinary utterances produced by students evoke disciplinary enunciability’s. For this test interviews were conducted with 32 students and theoretical tools used come from Michel Foucault's workshop.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Fórum Identidades. Itabaiana, SE: Universidade Federal de Sergipe, 2017. Ano 11, Vol. 25, n. 25 (set. – dez. 2017), p. 75-90.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinaryen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectRural Educationen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectFoucault's Studiesen
dc.titleCiências da natureza : campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinarespt_BR
dc.title.alternativeNature sciences : interdisciplinary field of disciplinary enuciabilitysen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001065648pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples