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dc.contributor.authorSilveira, Rosanept_BR
dc.contributor.authorLima Júnior, Ronaldo Mangueirapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.contributor.authorBarboza, Clerton Luiz Felixpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T04:27:31Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2357-8203pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222115pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa a descrever as etapas de um projeto interinstitucional voltado à construção de um banco de dados de fala de Inglês como segunda língua (L2), direcionado a pesquisas na área de Fonética e Fonologia de L2. O banco contará com dados transversais e longitudinais, com foco na produção de vogais, consoantes e de padrões silábicos do inglês. A pesquisa recrutará participantes em cursos de graduação que envolvem a formação de profissionais que necessitem desenvolver um elevado nível de proficiência na língua-alvo (Letras e Secretariado Executivo), bem como em centro de idiomas. Compreender melhor como esses aprendizes desenvolvem o sistema sonoro da L2 pode fornecer informações importantes para a pedagogia da pronúncia em L2, bem como melhorar a compreensão do percurso de construção individual da interfonologia. Vários estudos têm destacado o fato de que tanto a percepção quanto a produção dos sons e de padrões silábicos da L2 apresentam melhoras na medida em que a proficiência em L2 avança (ZIMMER, 2004; SILVEIRA, 2011). Entretanto, a maioria dessas pesquisas adotou um desenho transversal, que implica, geralmente, uma única coleta de dados de aprendizes de diferentes níveis de proficiência. Adotar tanto uma perspectiva transversal quanto uma perspectiva longitudinal, em uma abordagem de ‘produto’ em consonância com uma abordagem de ‘processo’ (LOWIE, 2017; LOWIE; VERSPOOR, 2019; YU; LOWIE, 2019) permitirá compreender melhor o desenvolvimento do sistema sonoro em L2, evidenciando que a aquisição da fonologia da L2 apresenta comportamento complexo e não-linear (BARBOZA, 2013; ALBUQUERQUE, 2019; LIMA JR.; ALVES, 2019). A importância em se incluir uma perspectiva longitudinal recai sobre o fato de que, no desenvolvimento do sistema de uma L2, progresso e retrocesso coexistem, visto que a aprendizagem de novas estruturas pode temporariamente afetar estruturas que já estavam presentes no sistema do aprendiz, devido à natureza fractal dos sistemas complexos/dinâmicos (BECKNER et al., 2009; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LARSEN-FREEMAN, 2015; 2017). A coleta de dados apresenta um desenho experimental, com coleta de dados do português brasileiro e do inglês como L2 no primeiro encontro, e subsequentes coletas de dados semestrais da L2 por três anos. O corpus resultante deste projeto de caráter interinstitucional, com dados coletados em quatro estados brasileiros, será disponibilizado gratuitamente, com o intuito de facilitarmos a pesquisa na área de aquisição fonológica do Inglês como L2. Espera-se, com este artigo, apresentar as bases teóricas que fundamentam o referido projeto, bem como explicitar os principais aspectos metodológicos que o caracterizam.pt_BR
dc.description.abstractThis paper describes the stages of an interinstitutional project aimed at building a speech database of English as a second language (L2), which could be used for research in the field of L2 Phonetics and Phonology. The bank will have longitudinal and cross-sectional data, focusing on the production of vowels, consonants and syllabic patterns of English. We intend to recruit students enrolled in undergraduate programs that involve training professionals who need to develop a high level of English proficiency (Letras and Secretariado Executivo), as well as L2 learners in language centers. A better understanding of how these learners develop the L2 sound system can provide important information for L2 pronunciation pedagogy, as well as improve the understanding of how interphonology develops for each individual. Several studies have highlighted the fact that both the perception and the production of sounds and syllable patterns of L2 improve as L2 proficiency advances (ZIMMER, 2004; SILVEIRA, 2011). However, most of these studies have adopted a cross-sectional design, which generally implies a single session of data collection from learners across proficiency levels. Adopting both a longitudinal and a cross-sectional perspective, in a 'product' approach in line with a 'process' approach (LOWIE, 2017; LOWIE; VERSPOOR, 2019; YU; LOWIE, 2019), will allow for a better understanding of the development of the L2 system, showing that the acquisition of L2 phonology presents complex and non-linear behavior (BARBOZA, 2013; ALBUQUERQUE, 2019; LIMA JR.; ALVES, 2019). The importance of including a longitudinal perspective lies in the fact that, in the development of an L2 system, progress and regression coexist, since the learning of new structures can temporarily affect structures that were already present in the learner’s system, due to the fractal nature of complex / dynamic systems (BECKNER et al., 2009; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LARSEN-FREEMAN, 2015; 2017).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Colineares. Mossoró, RN. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 81-113pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnglish as an L2en
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectComplex Dynamic Systemsen
dc.subjectRepositório de dados científicospt_BR
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectPhoneticsen
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectPhonologyen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.titleConstrução de um banco de dados para pesquisas em fonética e fonologia de L2 : um projeto interinstitucionalpt_BR
dc.title.alternativeBuilding a database for research in L2 phonetics and phonology : an interinstitutional projecten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125333pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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