Show simple item record

dc.contributor.authorSartori, Alice Stephanie Tapiapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T04:27:26Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1983-3156pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222103pt_BR
dc.description.abstractO presente texto pretende discutir possíveis entrelaçamentos entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e as características da Modernidade líquida. Com este intento, o artigo corrobora com as ideias de Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto evidenciadas em um estudo que se utiliza desta metáfora, proposta por Zygmunt Bauman, para pensar as mudanças ocorridas na Educação e as recentes transformações na sociedade. Para propor possíveis articulações entre estes aspectos e as práticas lúdicas é feita uma análise, a partir da perspectiva foucaultiana, do enunciado que diz da importância do lúdico para ensinar Matemática, presente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). A análise aponta para enunciações que se entrelaçam aos aspectos da Modernidade Líquida, o que nos permite sugerir uma reflexão acerca da escola imersa nos fluídos desta sociedade e como as práticas lúdicas nas aulas de Matemática contribuem para a constituição dos sujeitos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper intends to discuss possible entanglements between the play in School Mathematics Education and the characteristics of liquid modernity. With this intent, the article confirms the ideas of Karla Scott and Alfredo Veiga-Neto evidenced in a study that uses this metaphor, proposed by Zygmunt Bauman, to think the changes in education and the recent changes in society. To suggest possible connections between these aspects and the playful practice it is made an analysis from Foucault's perspective, from the statement that says the importance of playfulness to teach Mathematics in the annals of this ENEM XI (National Conference of Mathematics Education). The analysis points to utterances that are intertwined to the aspects of the Liquid Modernity, which allows us to suggest a reflection on the school immersed in fluids of this society and how the recreational practices in Mathematics classes contribute to the constitution of the subjects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação Matemática Pesquisa [recurso eletrônico]. São Paulo, SP : PUCSP, 2015. Vol. 17, n. 2 (2015), p. 216-231pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlayfulnessen
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMath educationen
dc.titlePráticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquidapt_BR
dc.title.alternativePlayful practices in teaching math : school in the fluids of liquid modernityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000992579pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record