Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonzález, Rodrigo Stumpfpt_BR
dc.contributor.authorChiodi, Alexsander Dugnopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-05T04:48:22Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221899pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo propõe uma análise da relação entre o processo de socialização política dos jovens por mídias digitais e a construção de valores políticos. O problema central da pesquisa é: qual é o impacto das mídias digitais no processo de socialização política em relação a construção de valores políticos pela juventude brasileira? O objetivo geral é compreender o impacto das mídias digitais como agente de socialização na construção de valores políticos dos jovens brasileiros. Em relação aos objetivos específicos, são apresentados: (1) refletir sobre o papel das mídias digitais como agente de socialização política; (2) indicar possíveis recorrências e diferenças em níveis de valores políticos entre as gerações de 2001 e 2015-2019 e; (3) contextualizar de que forma os valores de interesse, apatia política, participação e confiança emergem no material coletado. A hipótese geral inferida nesse trabalho é de que jovens socializados politicamente por mídias digitais são menos apáticos, mais interessados e participativos na política em comparação aqueles socializados por agentes tradicionais de socialização política. Para responder ao problema e aos objetivos apresentados, adota-se a metodologia quantitativa por meio do método de pesquisa tipo survey. Para a realização deste trabalho, são utilizados dados de duas pesquisas empíricas conduzidas pelo Núcleo de Pesquisa sobre América Latina (NUPESAL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aplicadas nas três capitais da região sul do Brasil com jovens estudantes do ensino médio entre 13 e 24 anos: a pesquisa "Democracia, Juventude e Capital Social no Brasil", aplicada em 2001, e "Democracia, mídias e capital social: Um estudo comparativo de socialização política dos jovens no Sul do Brasil" em 2015 e 2019. Os resultados demonstram que a hipótese apresentada na introdução é parcialmente confirmada, uma vez que os jovens socializados por mídias digitais aparentam ser mais interessados por política, percebem sua eficácia política e conversam mais sobre o assunto com outras pessoas, especialmente com outros jovens. Em contrapartida, esse grupo é menos participativo e mais desconfiado, tanto interpessoal como institucionalmente. Isso posto, conclui-se que o impacto das mídias digitais como agentes de socialização política é limitado pela reprodução intergeracional do padrão de valores pré existentes, associados a uma democracia inercial, que atravancam a consolidação de uma democracia participativa no país.pt_BR
dc.description.abstractThis study proposes an analysis of the relationship between the political socialization process of young people through digital media and the construction of political values. The central problem of the research is: what is the impact of digital media in the political socialization process towards the construction of political values by Brazilian youth? The general objective is to understand the impact of digital media as an agent of socialization in the construction of political values of young Brazilians. In regard to the specific objectives, the following are presented: (1) to reflect about the role of digital media as an agent of political socialization; (2) to indicate possible recurrences and differences in levels of political values between the generations of 2001 and 2015-2019 and; (3) to contextualize how the values of political interest, political apathy, participation and trust emerge in the collected material. The general hypothesis inferred in this work is that young people politically socialized through digital media are less apathetic, more interested and participative in politics compared to those socialized by traditional agents of political socialization. In order to respond to the problem and the stated objectives, the quantitative methodology is used through the survey research method. To the accomplishment of this study, it makes use of data from two empirical studies conducted by the Núceo de Pesquisa sobre América Latina (NUPESAL), related to the Postgraduate Program in Political Science of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, applied to the three capitals of the southern Brazilian region with high school students between 13 and 24 years old: the research "Democracia, Juventude e Capital Social no Brasil", applied in 2001, and "Democracia, mídias e capital social: Um estudo comparativo de socialização política dos jovens no Sul do Brasil" in 2015 and 2019. The results evince that the hypothesis presented in the introduction is partially confirmed, since young people socialized by digital media appear to be more interested in politics, recognize their political effectiveness and talk more about it with others, especially with other young people. Notwithstanding, this cluster is less participatory and more skeptical, both interpersonally and institutionally. So being, it is concluded that the impact of digital media as agents of political socialization is narrowed by the intergenerational reproduction of the of pre-existing values, associated with an inertial democracy, which hinders the consolidation of a participatory democracy in the country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectPolitical Socializationen
dc.subjectSocialização políticapt_BR
dc.subjectPolitical Cultureen
dc.subjectCultura política : Brasilpt_BR
dc.subjectDigital Mediaen
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.titleJovens, redes sociais e política : o impacto das mídias digitais como agentes de socialização dos estudantes de escolas públicas em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001125581pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples