O uso de mídias digitais por bebês e suas mães : olho no olho X olho na tela
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
As crianças estão começando a usar mídias digitais cada vez mais cedo e seu uso vem aumentando rapidamente. Em especial, os bebês estão se tornando especialistas na utilização das mídias digitais e se tornarão a primeira geração de nativos digitais ativos desde nascimento. No entanto, é importante considerar o efeito que essa exposição precoce pode ter no seu desenvolvimento. Por isso, a temática escolhida para esta tese aborda o uso das mídias digitais por bebês e suas mães e é composta por do ...
As crianças estão começando a usar mídias digitais cada vez mais cedo e seu uso vem aumentando rapidamente. Em especial, os bebês estão se tornando especialistas na utilização das mídias digitais e se tornarão a primeira geração de nativos digitais ativos desde nascimento. No entanto, é importante considerar o efeito que essa exposição precoce pode ter no seu desenvolvimento. Por isso, a temática escolhida para esta tese aborda o uso das mídias digitais por bebês e suas mães e é composta por dois estudos. O primeiro artigo é intitulado “Estudo descritivo sobre como mães e bebês brasileiros fazem uso das mídias digitais” e teve por objetivo descrever quantitativamente o uso que mães e bebês brasileiros fazem das mídias digitais (Ex.: smartphone, tablet e TV). Foi um estudo transversal, exploratório, descritivo e quantitativo, em que participaram 435 mães brasileiras de bebês com idades entre zero e 36 meses. Os resultados mostraram que o uso de mídias digitais está associado a uma necessidade das mães e que os bebês demonstram uma demanda de interação com elas e não com as mídias. Destacou-se a importância de atentar para as interações precoces e presenciais dos bebês com seus pais, para que estas não sejam substituídas ou excessivamente mediadas por interações virtuais. As crianças estão começando a usar mídias digitais cada vez mais cedo e seu uso vem aumentando rapidamente. Em especial, os bebês estão se tornando especialistas na utilização das mídias digitais e se tornarão a primeira geração de nativos digitais ativos desde nascimento. No entanto, é importante considerar o efeito que essa exposição precoce pode ter no seu desenvolvimento. Por isso, a temática escolhida para esta tese aborda o uso das mídias digitais por bebês e suas mães e é composta por dois estudos. O primeiro artigo é intitulado “Estudo descritivo sobre como mães e bebês brasileiros fazem uso das mídias digitais” e teve por objetivo descrever quantitativamente o uso que mães e bebês brasileiros fazem das mídias digitais (Ex.: smartphone, tablet e TV). Foi um estudo transversal, exploratório, descritivo e quantitativo, em que participaram 435 mães brasileiras de bebês com idades entre zero e 36 meses. Os resultados mostraram que o uso de mídias digitais está associado a uma necessidade das mães e que os bebês demonstram uma demanda de interação com elas e não com as mídias. Destacou-se a importância de atentar para as interações precoces e presenciais dos bebês com seus pais, para que estas não sejam substituídas ou excessivamente mediadas por interações virtuais. ...
Abstract
Children are beginning to use digital media at an earlier age and their use is increasing rapidly. In particular, babies are becoming experts in the use of digital media and will become the first generation of active digital natives since birth. However, it is important to consider the effect that this early exposure can have on development. Therefore, the theme chosen for this thesis addresses the use of digital media by babies and their mothers and consists of two studies. The first article i ...
Children are beginning to use digital media at an earlier age and their use is increasing rapidly. In particular, babies are becoming experts in the use of digital media and will become the first generation of active digital natives since birth. However, it is important to consider the effect that this early exposure can have on development. Therefore, the theme chosen for this thesis addresses the use of digital media by babies and their mothers and consists of two studies. The first article is entitled “Descriptive study on how Brazilian mothers and babies make use of digital media” and aimed to describe quantitatively the use that brazilian mothers and babies aged 0-36 months use digital media (Ex .: smartphone, tablet and TV). It was a cross-sectional, exploratory, descriptive and quantitative study, in which 435 Brazilian mothers of babies aged between zero and 36 months participated. The results showed that the use of digital media is associated with a need for mothers and that babies demonstrate a demand for interaction with them and not with the media. The importance of paying attention to babies' early and face-to-face interactions with their parents was highlighted, so that they are not replaced or excessively mediated by virtual interactions. The second study “Use of digital media: associations with the baby's socioemotional development and maternal mental health” aimed to investigate the associations between the baby's socioemotional development and maternal mental health, with the use of digital media by babies. It was also a cross sectional study in which 269 Brazilian mothers of babies aged between zero and 36 months participated. The data were collected through an online survey and the instruments used were the IDADI, the SRQ-20 and a questionnaire on the use of digital media. Among the results, it was found that the baby's use of digital media correlated negatively with socioemotional development, and maternal permission for the child to use digital media was the main variable associated with the baby's use of digital media. In addition, maternal mental health can be considered an important factor in the joint use that the mother-baby pair makes of digital media. It is believed that this research expanded the understanding of the use of media by babies as it associated this phenomenon with maternal mental health and the impact it can have on the baby's socio-emotional development. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Psicologia (695)
Este item está licenciado na Creative Commons License