Memórias políticas em educação do campo: narrativas sobre o ser e o fazer docente (Memorial Descritivo e Produção de Vídeo)
View/ Open
Date
2020Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O Trabalho de Conclusão de Curso objetivou registrar as memórias políticas, a trajetória universitária e a constituição de um ser-fazer docente em Educação do/no Campo. O resultado foi a elaboração de um Memorial Descritivo e de uma produção audiovisual (vídeo), construído a partir de cenas narrativas elaboradas em primeira pessoa. O vídeo conjugou a intertextualidade entre diferentes fluxos: dados oriundos das vivências durante o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Naturez ...
O Trabalho de Conclusão de Curso objetivou registrar as memórias políticas, a trajetória universitária e a constituição de um ser-fazer docente em Educação do/no Campo. O resultado foi a elaboração de um Memorial Descritivo e de uma produção audiovisual (vídeo), construído a partir de cenas narrativas elaboradas em primeira pessoa. O vídeo conjugou a intertextualidade entre diferentes fluxos: dados oriundos das vivências durante o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, textos acadêmicos, literários, acervo pessoal de fotografias, busca de imagens, percepções anotadas em diário de campo e cadernos, durante os períodos de alternância nos tempos universidade e nos tempos comunidade, compondo um texto imagético e narrativo. A Cena 1 situou o lugar de fala da estudante-professora, trazendo fragmentos de sua trajetória de vida, de trabalho, a entrada na Universidade, com destaque ao debate de uma sociedade marcada por lugares de privilégio e exclusões. A Cena 2 revisitou o encontro com a Educação do/no Campo, as questões da constituição da área, as propostas curriculares e os desafios vividos durante o curso. A Cena 3 registrou o momento histórico de ocupação no Ocupa FACED em 2016, trazendo as principais pautas e agendas e as aprendizagens oriundas da luta, concernentes à formação política na Universidade. A Cena 4 discutiu a constituição da docência em Educação do/no Campo, trazendo reflexões sobre os limites, possibilidades e desafios de uma docência crítica e comprometida com a mudança social. A produção audiovisual serve como um dispositivo de registro de memórias políticas e narrativas que trazem à tona um conjunto de percepções, análises e reflexões sobre a constituição de um ser/fazer docente em Educação do/no Campo na FACED/UFRGS. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
