Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.authorMaia, Cintia Pacheco ept_BR
dc.date.accessioned2021-05-28T04:25:23Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221610pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo investigar as percepções das educadoras sobre a expressão de emoções das crianças na relação com as educadoras e com os colegas. Em particular, buscou-se investigar como as crianças e as educadoras lidam com a expressão de emoções das crianças, bem como a maneira como as próprias educadoras expressam e lidam com suas emoções. Participaram do estudo doze educadoras de doze turmas de pré-escolares, que foram entrevistadas individualmente a respeito das emoções das crianças em sala de aula (raiva, tristeza, alegria, medo, vergonha e orgulho), bem como sobre suas próprias emoções. Os relatos das educadoras foram analisados através da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: A educadora e a emoção e A criança e as emoções, além de subcategorias. Os resultados revelaram que as emoções mais expressas pelas crianças em sala de aula foram a raiva, alegria e orgulho, seguidas por tristeza e vergonha. O medo apareceu em poucos relatos das educadoras. No geral, foi relatada a dificuldade das crianças em lidarem sozinhas com suas emoções. Com relação as emoções dos colegas, algumas apareceram como mais fáceis para as crianças lidarem (tristeza), enquanto outras como muito difíceis (raiva e medo). As educadoras também relataram suas próprias emoções, que apareceram associadas à maneira como elas percebem e lidam com as emoções das crianças. Destaca-se ainda, a importância do afeto das educadoras, para lidar com a expressão de emoções dos pré escolares, além de outras estratégias (ensinar através do exemplo, conversar sobre as emoções, realizar tarefas lúdicas e normalizar e autorizar a expressão em sala de aula). Juntos estes achados contribuem para ampliar os conhecimentos sobre expressão de emoções no contexto da pré-escola e enfatizam a importância de se pensar em prevenção e intervenções que propiciem o desenvolvimento emocional saudável das crianças.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the teachers' perceptions about the expression of children's emotions in relation to the teachers and peers. In particular, we sought to investigate how children and teachers deal with the expression of children's emotions, as well as the way teachers themselves express and deal with their own emotions. Twelve teachers from twelve classes of preschoolers participated in the study, they were individually interviewed about the children's emotions in the classroom (anger, sadness, joy, fear, shame, and pride), as well as about their own emotions. The teachers’ reports were analyzed through content analysis, from two categories: The educator and the emotion and The teachers also reported their own emotions, which appeared to be associated with the way they perceive and deal with the children's emotions. It also highlights the importance of the affection of the teachers, to deal with the expression of emotions of preschoolers, in addition to other strategies (teaching by example, talking about emotions, performing playful tasks, and normalizing and authorizing expression in the classroom). Together, these findings contribute to extend the knowledge about the expression of emotions in the context of preschool, which are still scarce, and emphasize the importance to think about prevention and interventions that promote the healthy emotional development of children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectExpression of emotionsen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPreschoolersen
dc.subjectTeachersen
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpt_BR
dc.subjectCriancas pre-escolarespt_BR
dc.subjectEducadores infantispt_BR
dc.subjectPercepção socialpt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleExpressão de emoções em crianças pré-escolares : percepção das educadoraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMendes, Deise Maria Leal Fernandespt_BR
dc.identifier.nrb001126123pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples