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dc.contributor.advisorSchaan, Beatriz D'Agordpt_BR
dc.contributor.authorSalla, Rafaela Fenaltipt_BR
dc.date.accessioned2021-05-27T04:31:36Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221582pt_BR
dc.description.abstractA hipoglicemia é uma complicação aguda decorrente do tratamento com insulina em pacientes com diabetes mellitus (DM). É classificada em três níveis conforme a glicose sérica (GS) e/ou manifestações clínicas: nível 1 (GS < 70 mg/dL), nível 2 (GS < 54 mg/dL), nível 3 (necessidade de assistência independente da GS). Pode levar a comprometimento neurológico que costuma se manifestar com confusão mental, sonolência, incoordenação, tonturas e até coma. Episódios de hipoglicemia em motoristas com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) aumentam o risco de acidentes de trânsito. A literatura prévia sobre o tema demonstra que pacientes com DM1 apresentam maior número de acidentes, violações e necessidade de auxílio no trânsito quando comparados a portadores de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) ou a pacientes sem DM. Por essa razão, uma ferramenta para detecção de pacientes sob maior risco, denominada RADD score, foi desenvolvida e validada na população norte-americana por Cox e colaboradores. O objetivo do nosso trabalho foi realizar a adaptação transcultural do instrumento RADD para o português brasileiro, avaliar sua validade externa na população brasileira e determinar outros preditores de risco para eventos no trânsito em motoristas brasileiros com DM1. Realizou-se, inicialmente, um estudo de adaptação transcultural, seguido de um estudo de coorte prospectivo com seguimento de 12 meses. Os participantes foram classificados conforme a versão adaptada do escore RADD em baixo, intermediário ou alto risco para eventos no trânsito e acompanhados mensalmente através de ligações telefônicas para detecção dos mesmos. A análise estatística foi realizada através de modelos de regressão de Poisson com variância robusta, na qual a medida de associação estimada foi o risco relativo (RR). Cento e trinta e três participantes foram incluídos na coorte e 109 participantes concluíram o seguimento. A maioria era composta por homens (66%), 37 ± 11 anos, com controle glicêmico acima do alvo (HbA1c 8,2 ± 1,5%). O escore de risco da versão adaptada do RADD não mostrou associação com eventos no trânsito ao longo do seguimento [RR 5,28 (0,44 – 63,03); p = 0.188]. Os melhores preditores de risco de eventos no trânsito por hipoglicemia foram aqueles relacionados ao ato de dirigir. Possuir história de episódios prévios de hipoglicemia na direção foi considerado o melhor preditor de novos eventos [RR 3,40 (1,22 – 9,43); p < 0,05]. O conjunto de acidentes, multas e auxílios prévios no trânsito devido à hipoglicemia também se mostrou um bom preditor [RR 1,78 (1,46 – 2,17); p < 0,05]. Características sócio demográficas e características relacionadas ao diabetes não mostraram associação com novos eventos no trânsito na amostra estudada. Portanto, no presente estudo, o risco de eventos no trânsito em motoristas brasileiros com DM1 está associado às intercorrências prévias já apresentadas por esses indivíduos. Além disso, novos eventos não tiveram associação com o escore de risco gerado pela adaptação do instrumento RADD.pt_BR
dc.description.abstractHypoglycemia is an acute complication resulting from insulin treatment in patients with diabetes mellitus (DM). It is classified according to blood glucose (BG) and / or clinical manifestations: level 1 (BG < 70 mg / dL), level 2 (BG < 54 mg / dL), level 3 (need for assistance independently of BG). It may impair neurologic system that usually manifests as mental confusion, drowsiness, incoordination, dizziness and coma. Hypoglycemic episodes in drivers with type 1 diabetes mellitus (T1D) increase the risk of traffic accidents. Literature shows that T1D drivers have a greater number of accidents, violations and need for assistance in traffic when compared to patients with type 2 diabetes mellitus (T2D) or patients without DM. For this reason, a tool for detecting patients at higher risk, called RADD score, was developed and validated in the North American population by Cox and collaborators. The objectives of this study were to perform the cross-cultural adaptation of RADD score to Brazilian Portuguese, to evaluate its external validity and to determine other predictors for traffic events in T1D Brazilian drivers. Initially, a cross-cultural adaptation study was performed, followed by a prospective cohort and 12-month follow-up. Participants were classified according to Brazilian adapted RADD version as low, intermediate or high risk for traffic events and followed up monthly through phone to detect traffic events. Statistical analysis was performed using Poisson regression models with robust variance, in which the estimated association measure was the relative risk (RR). One hundred and thirty three participants were included in the cohort and 109 completed the follow-up. Most were men (66%), 37 ± 11 years-old, with glycemic control above the target (HbA1c 8.2 ± 1.5%). The risk score of the adapted version of the RADD did not show any association with traffic events during the follow-up [RR 5.28 (0.44 - 63.03); p = 0.188]. The best predictors were those related to driving. History of previous episodes of hypoglycemia while driving was considered the best predictor [RR 3.40 (1.22 - 9.43); p <0.05]. The set of accidents, violations and previous assistance in traffic due to hypoglycemia also proved to be a good predictor [RR 1.78 (1.46 - 2.17); p <0.05]. Socio-demographic characteristics and characteristics related to diabetes did not show any association with new traffic events in this study. Therefore, in the present study, the risk of traffic events in T1D Brazilian drivers is associated with previous driving mishaps already presented by these individuals. Besides that, new traffic events did not show any association with the risk score of Brazilian adapted RADD version.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiabetes mellitus tipo 1pt_BR
dc.subjectTraffic accidentsen
dc.subjectHypoglycemiaen
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectHipoglicemiapt_BR
dc.subjectType 1 diabetes mellitusen
dc.subjectPrognósticopt_BR
dc.subjectRADD scoreen
dc.subjectFatores de riscopt_BR
dc.titlePreditores de risco de acidentes de trânsito por hipoglicemia em motoristas brasileiros com diabetes mellitus tipo 1pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTeló, Gabriela Heidenpt_BR
dc.identifier.nrb001124910pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Endocrinologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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