Experiencias educacionais, movimentos e lutas surdas como condições de possibilidade para uma educaçãode surdos no Brasil
dc.contributor.author | Thoma, Adriana da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-27T04:31:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-1371 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/221578 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa a trajetória dos movimentos surdos e as implicações de experiências escolares e de ações no contexto das lutas dos surdos no país, através de recortes de três investigações. Iniciamos com uma breve contextualização das mobilizações da comunidade surda e as articulações entre movimentos surdos e universidades como potencializadoras de uma virada epistemológica no campo educacional, social, cultural e político dos surdos. Após, apresentamos dados das investigações mencionadas, procurando entender como as experiências surdas se configuram nos espaços escolares e nos movimentos sociais e políticos. Finalizamos com problematizações sobre as condições de possibilidade para a implementaçãode uma política educacional para surdos no atual contexto de uma política de educação inclusiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article analyzes the trajectory of deaf movements and the implications of both school experiences and actions in the context of struggles of the deaf in Brazil, considering contributions of three investigations. We begin with a brief contextualization of mobilizations by the deaf community and the articulations between deaf movements and universities as driving forces of an epistemological twist in the educational, social, cultural and political field of the deaf. After, we present data from the investigations mentioned, in an attempt to understand how deaf experiences occur in school spaces as well as in social and political movements. We finish this text with problematizations of the conditions of possibility for the implementation of an educational policy for the deaf in the present context of an inclusive education policy. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de educação (Pelotas). Vol. 19, n. 36 (maio./ago. 2010), p. 107-131 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educational policies | pt |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Deaf movements | en |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Bilingual education | en |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Deaf experiences | en |
dc.title | Experiencias educacionais, movimentos e lutas surdas como condições de possibilidade para uma educaçãode surdos no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Deaf educational experiences, movements and deaf struggles as conditions of possibility for deaf education in Brazil | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000764693 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)