Show simple item record

dc.contributor.authorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-27T04:31:15Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0104-1371pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221578pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa a trajetória dos movimentos surdos e as implicações de experiências escolares e de ações no contexto das lutas dos surdos no país, através de recortes de três investigações. Iniciamos com uma breve contextualização das mobilizações da comunidade surda e as articulações entre movimentos surdos e universidades como potencializadoras de uma virada epistemológica no campo educacional, social, cultural e político dos surdos. Após, apresentamos dados das investigações mencionadas, procurando entender como as experiências surdas se configuram nos espaços escolares e nos movimentos sociais e políticos. Finalizamos com problematizações sobre as condições de possibilidade para a implementaçãode uma política educacional para surdos no atual contexto de uma política de educação inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes the trajectory of deaf movements and the implications of both school experiences and actions in the context of struggles of the deaf in Brazil, considering contributions of three investigations. We begin with a brief contextualization of mobilizations by the deaf community and the articulations between deaf movements and universities as driving forces of an epistemological twist in the educational, social, cultural and political field of the deaf. After, we present data from the investigations mentioned, in an attempt to understand how deaf experiences occur in school spaces as well as in social and political movements. We finish this text with problematizations of the conditions of possibility for the implementation of an educational policy for the deaf in the present context of an inclusive education policy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de educação (Pelotas). Vol. 19, n. 36 (maio./ago. 2010), p. 107-131pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational policiespt
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectDeaf movementsen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectBilingual educationen
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectDeaf experiencesen
dc.titleExperiencias educacionais, movimentos e lutas surdas como condições de possibilidade para uma educaçãode surdos no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDeaf educational experiences, movements and deaf struggles as conditions of possibility for deaf education in Brazil en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000764693pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record