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dc.contributor.advisorSouza, Klester dos Santospt_BR
dc.contributor.authorBrigo, Carla Marinice Bonhardtpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-26T04:30:23Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221487pt_BR
dc.description.abstractNa sociedade do conhecimento e da tecnologia, é preciso repensarmos o papel da escola, mais especificamente em relação as metodologias de ensino aprendizagem, pois o ensino de química se depara com inúmeros objetos de conhecimento, simbologias e mecanismos de representação. O objetivo geral desta dissertação é desenvolver uma sequência didática para a contextualização do tema Hormônios Sexuais no ensino de química orgânica com estudantes do 3º ano do ensino médio. Esta contextualização foi realizada a partir do uso de metodologias ativas, em especial a Peer Instruction. O peer instruction é uma metodologia ativa que tem como objetivo o envolvimento de todos os alunos na discussão/reflexão de conceitos/temas orientados pelo professor. A motivação para o estudo desta temática, é o aumento das estatísticas relacionadas ao uso de anabolizantes entre os jovens. O aluno aprende melhor a partir do que já sabe, e o tema hormônios sexuais está presente na vida escolar e pessoal dos alunos, a partir das transformações ocorridas na puberdade. Esta proposta é um olhar da química orgânica na estrutura dessas moléculas com a finalidade de ampliar o conhecimento e dar significado a esse objeto de conhecimento. Os resultados obtidos indicaram que os estudantes demonstraram interesse a temática proposta, pois envolvia conhecimentos prévios adquiridos em anos escolares anteriores. Ainda se observou que 100% dos estudantes que participaram, acreditam ser de grande importância que se trabalhe nas escolas com o tema sobre os malefícios futuros do uso incorreto dos esteroides anabolizantes androgênios (EAA) sintéticos. Constatou-se que o ensino de química foi favorecido para uma aprendizagem significativa, contextualizada, pois possibilitou que os estudantes participassem de forma ativa, oportunizando uma maior relação entre objetos dos conhecimentos científicos com o cotidiano dos mesmos, ou seja, trazer este tema Hormônios Sexuais naturais e sintéticos para a sala de aula é uma temática que faz parte da vida dos adolescentes e os mesmos precisam saber dos efeitos deletérios em seu organismo pelo uso incorreto, bem como permite que os alunos possam correlacionar conteúdos de química a algo de seu dia-a-dia, levando-os a uma visão mais crítica. Esta proposta valoriza o conhecimento prévio do aluno e a interação social para o processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractIt is necessary to rethink the role of the school in the current Society specifically chemistry education relating to teaching and learning methodologies. Teaching chemistry is faced with numerous objects of knowledge, symbols and mechanisms. This dissertation aims to develop a educational and instructional material to contextualize the topic “Sexual Hormones” in the organic chemistry teaching for high school students. This contextualization was carried out through the use of active methodologies, especially Peer Instruction. Peer instruction is an methodology that aims to involve all students in the discussion / reflection of concepts guided by the teacher. The motivation is the increase in statistics related to the use of anabolic steroids among young people. Students learn better from what he already knows, and the topic of sexual hormones is present in the school and personal lives of the high school students. This dissertation is a look at organic chemistry teaching and the structure of these molecules in order to expand knowledge and give meaning to this topic among high school students. The results indicated that students liked the proposed theme as it involves previous knowledge acquired in previous school years. It was also observed that 100% of the students who participated in the research believe that it is of great importance to study topic like sexual hormones in high school. It was found that the chemistry teaching benefited, as it enabled students to participate actively, providing a greater relationship between scientific knowledge and their daily lives. Particularly bringing the topic “natural and synthetic sexual hormones” for the classroom that is part of adolescents' lives and encourage reflection on harmful effects to their organism due to incorrect use, as well as allowing students to correlate chemistry content to something in their daily lives. The educational material proposed values the student's prior knowledge and social interaction during the teaching-learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectTeaching contextualizationen
dc.subjectSexual hormonesen
dc.subjectHormonios sexuaispt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectActive methodologyen
dc.subjectInstrução entre parespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPeer instructionen
dc.titleHormônios sexuais e química : uma proposta para o ensino de química orgânicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124961pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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