Show simple item record

dc.contributor.authorRosa, Mauríciopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-21T04:44:17Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1980-3141pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221348pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo objetiva discutir o uso de smartphones no que tange à relação do futuro professor com sua formação, especialmente, no tratamento de conceitos matemáticos em termos de Educação do Campo. Os smartphones permitem a comunicação entre sujeitos em diferentes locais a todo instante (mobilidade), de forma a vislumbrarmos grandes potencialidades de formação de professores da Educação do Campo, a partir do que entendemos ser a Cyberformação. Assim, investigamos o processo de formação inicial de professores da Educação do Campo com o uso de smartphones, no que se refere às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica, com duas turmas da disciplina de Matemática para o Ensino de Ciências Naturais I, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Evidenciamos, então, que os smartphones podem estreitar a comunicação matemática na formação inicial, no sentido de permitir o retorno imediato de reflexões, independente do espaço/campo e tempo em que os licenciandos se encontram. Também, desvelamos que licenciandos em formação estabelecem conexões matemáticas entre os pares, mostrando-se sendo-com, pensando-com e sabendo-fazer-com-o-smartphoe e "plugado-no-campo-e-ao-licenciando" em tempo real.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to discuss the use of smartphones regarding the relations between the future teacher with his/her education, especially in the treatment of mathematical concepts within Countryside Education. Smartphones allow the communication between individuals in different locations at all times (mobility) and access to information, allowing glimpsing the great potentialities of the education of the Countryside Education Teachers, from what we understand to be Cybereducation. Thus, we investigated the process of initial education of teachers within Countryside Education with the use of smartphones, regarding the mathematical, pedagogical and technological dimensions, with two classes of Mathematics for the Teaching of Natural Sciences I, in Federal University of Rio Grande do Sul. We show that smartphones can strait the mathematical communication in the initial teachers education, in the sense of allowing the immediate feedback of reflections, regardless of the space/field and the time in which the students are located. Also, we unveil that teachers education students set mathematical connections between peers, presenting themselves as being-with, thinking-with and knowing-how-to-do-with-smartphone, "plu-in-field-and-on-student" in real time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRematec : Revista de matemática, ensino e cultura [recurso eletrônico]. Natal, RN. Vol. 12, n. 25 (mai./ago. 2017), p. 99-120pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleEducação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphonespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001057617pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record