Construção e uso de instrumentos musicais digitais no contexto educacional : um olhar a partir da dimensão socioafetiva
View/ Open
Date
2018Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo tem como objetivo apresentar uma Arquitetura Pedagógica (AP) para cursos e oficinas dedicados à construção e uso de instrumentos musicais digitais (IMDs) por estudantes. Para a investigação adotou-se como metodologia um estudo de casos múltiplos que foi aplicado com adolescentes de escolas públicas brasileiras. Dentre os resultados, são apresentados aspectos socioafetivos que podem ser fomentados a partir da aplicação desta AP. Além destes, são mostrados instrumentos musicais digita ...
Este artigo tem como objetivo apresentar uma Arquitetura Pedagógica (AP) para cursos e oficinas dedicados à construção e uso de instrumentos musicais digitais (IMDs) por estudantes. Para a investigação adotou-se como metodologia um estudo de casos múltiplos que foi aplicado com adolescentes de escolas públicas brasileiras. Dentre os resultados, são apresentados aspectos socioafetivos que podem ser fomentados a partir da aplicação desta AP. Além destes, são mostrados instrumentos musicais digitais construídos e utilizados pelos alunos. Também se constatou que APs a exemplo desta, juntamente com práticas pedagógicas motivadoras podem fomentar a motivação, o engajamento, promover a colaboração e influenciar os estados de ânimo dos estudantes. ...
Abstract
This article aims to present a Pedagogical Architecture (PA) for courses and workshops dedicated to the construction and use of digital musical instruments (DMIs) by students. For the investigation, a multi-case study that was applied to adolescents of Brazilian public schools was adopted as a methodology. Among the results, the socio-affective aspects that can be fomented from the application of this PA are presented. In addition to these, digital musical instruments constructed and used by st ...
This article aims to present a Pedagogical Architecture (PA) for courses and workshops dedicated to the construction and use of digital musical instruments (DMIs) by students. For the investigation, a multi-case study that was applied to adolescents of Brazilian public schools was adopted as a methodology. Among the results, the socio-affective aspects that can be fomented from the application of this PA are presented. In addition to these, digital musical instruments constructed and used by students are shown. It has also been found that PAs such as this one, together with motivational pedagogical practices can foster motivation, engagement, promote collaboration and influence students' mood states. ...
In
Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 18, n.3 (set./dez. 2018), p. 1108-1128
Source
National
Collections
-
Journal Articles (39552)Humanities (6795)
This item is licensed under a Creative Commons License