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dc.contributor.authorOnofre, Elenice Maria Cammarosanopt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Jarina Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorGodinho, Ana Cláudia Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-20T04:35:58Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0101-465Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221316pt_BR
dc.description.abstractO ensaio discute a Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade na perspectiva da Educação Popular. Apresenta dados estatísticos do sistema prisional brasileiro, reflexões sobre o papel da escola e a pertinência do diálogo entre educação escolar e não escolar nos espaços de privação de liberdade. Sugere brechas e possibilidades para a educação nos referidos espaços a partir de três dimensões: a articulação entre as práticas educativas propostas; a organização curricular flexível; e o trabalho interdisciplinar como proposta metodológica, e a valorização do trabalho docente, com a indicação de que, justamente a partir das situações-limite, é possível potencializar a dimensão política das práticas sociais vinculadas à educação nas prisões.pt_BR
dc.description.abstractThis essay discusses the Education of Youth and Adults in deprivation of liberty from the perspective of Popular Education. It presents statistical data on the Brazilian prison system, reflections on the role of the school and the relevance of the dialogue between school and non-school education in places of deprivation of liberty. It suggests gaps and possibilities for education in these spaces, from three dimensions: the articulation between the proposed educational practices; the flexible curricular organization and the interdisciplinary work as a methodological proposal and the valorization of teaching work, with the indication that, precisely, from the limit situations, it is possible to enhance the political dimension of social practices linked to education in prisons.en
dc.description.abstractEl ensayo discute la Educación de Jóvenes y Adultos en privación de libertad en la perspectiva de la Educación Popular. Presenta datos estadísticos del sistema carcelario brasilero, reflexiones sobre el papel de la escuela y la pertinencia del diálogo entre educación escolar y no escolar en los espacios de privación de libertad. Sugiere brechas y posibilidades para la educación en los referidos espacios, a partir de tres dimensiones: la articulación entre prácticas educativas propuestas; la organización curricular flexible y el trabajo interdisciplinar como propuesta metodológica y la valoración del trabajo docente, con la indicación de que, justamente, a partir de las situaciones límite, es posible potenciar la dimensión política de las prácticas sociales vinculadas a la educación en las cárceles.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 42, n. 3 (set./dez. 2019), p. 465-474pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation in prisonen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationen
dc.subjectPrivação de liberdadept_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPopular Educationen
dc.subjectEducational practices in prisonen
dc.titleA EJA em contextos de privação de liberdade : desafios e brechas à Educação Popularpt_BR
dc.title.alternativeEJA in contexts of deprivation of freedom: challenges and gaps to Popular Education en
dc.title.alternativeLa EJA en contexto de privación de libertad: desafíos y brechas en la Educación Popular es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001126087pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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